Efeito Borboleta porquê?
O Efeito Borboleta é uma expressão utilizada na Teoria do Caos para fazer referência a uma das características mais marcantes do sistema caótico: a sensibilidade nas condições iniciais.
“O bater de asas de uma borboleta num ponto do planeta pode desencadear um tornado num outro ponto”. Essa frase, já repetida em várias ocasiões, define o que os investigadores chamam de “efeito borboleta”.
Mas como pode ser verificado na realidade?
A ideia central da teoria é que uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caótico, portanto.
“O bater de asas de uma borboleta num ponto do planeta pode desencadear um tornado num outro ponto”. Essa frase, já repetida em várias ocasiões, define o que os investigadores chamam de “efeito borboleta”.
Mas como pode ser verificado na realidade?
A ideia central da teoria é que uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caótico, portanto.
Vivemos num mundo cada vez mais conectado, ligado, em que tudo e todos participamos de forma direta ou indireta. Existe sempre um amigo de um amigo que: disse, viu, teve, fez, conheceu...
Pensar na relação entre o efeito borboleta e o impacto das nossas ações é quase uma prioridade neste mundo cada vez mais ligado.
Podemos pensar que não existe nada nem nenhum acontecimento na nossa vida que seja completamente sem importância.
Vamos tentar adaptar e exemplificar o Efeito Borboleta à gestão do pequeno comércio. Pequenas coisas, como uma palavra a um cliente ou uma oferta a uma criança, que podem ter uma enorme influência nas vendas da empresa.
Exemplos banais e previsíveis que geram uma sequência de acontecimentos. Decisões que fazemos face ao que o acaso nos proporciona.
Uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.
Vamos tentar adaptar e exemplificar o Efeito Borboleta à gestão do pequeno comércio. Pequenas coisas, como uma palavra a um cliente ou uma oferta a uma criança, que podem ter uma enorme influência nas vendas da empresa.
Exemplos banais e previsíveis que geram uma sequência de acontecimentos. Decisões que fazemos face ao que o acaso nos proporciona.
Uma pequena mudança no início de um evento qualquer pode trazer consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário