Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Apontamentos Técnico/a Comercial

Apontamentos Técnico/a Comercial


0367 – Publicidade e Promoção; 0348 - Técnicas de Merchandising


Grupo I

1 – A sigla AIDMA sintetiza as várias etapas do processo publicitário, indique o que representa a referida sigla.

·       Atenção
·       Interesse
·       Desejo
·       Memorização
·       Ação

2 –  Indique o Conceito de Comunicação de Marketing.


A comunicação de marketing abrange o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informação com o seu mercado. Por conseguinte, comtempla tanto a comunicação de fora para dentro (estudo de mercado), como a comunicação de dentro para fora (publicidade).

3 – Faça a identificação dos Mecanismos de Ação de Publicidade nos Mass Media com a respetiva definição




4 –  Indique os Tipos de Marca

·       Marca Institucional
·       Marca Produto
·       Marca Umbrella

5 –  Quais os componentes da marca

·       Logotipo
·       Símbolo
·       Jingle
·       Assinatura da marca

6 –  Indique quais os objetivos da Publicidade.

·       Informar
·       Persuadir
·       Relembrar

7 –  A elaboração de uma campanha publicitária comporta quatro etapas principais, subdivididas em várias tarefas. Indique-as.

·       A redação do briefing
·       A conceção da campanha
·       A execução da campanha
·       A avaliação da sua eficácia

8 –  O que é o briefing.

É um documento que reúne todas as informações e orientações de que a agência de publicidade necessita para conceber, eficazmente, a campanha.

9 –  O tom da campanha ou de um anúncio é o registo da expressão utilizada. Há uma variedade de registos possíveis, indique 4.

·       Demonstrativo
·       Emotivo
·       Humorístico
·       Autoritário
·       Grande espetáculo
·       Estético
·       Alegre
·       Dramático

10 –  Indique os atributos das mensagens publicitárias.

·       Conteúdo
·       Estrutura
·       Formato
Fonte

11 –  O que é o slogan.

O slogan é a máxima ou frase curta, concisa e marcante. É a expressão concentrada que sugere uma ideia.

12 –  Quais as finalidades do slogan.

·       Atrair a atenção do consumidor e destacar as qualidades do produto
·       Recordar marcas ou imagens da instituição que se quer passar ao público, promover um produto ou um serviço

13 – Indique um suporte publicitário e enumere duas vantagens e duas desvantagens.

Televisão
É o meio mais abrangente. Esta inserida num ambiente familiar pelo que pode levar a uma discussão e troca de ideias sobre os produtos.

Vantagens
Ø   Meio audiovisual de grande impacto;
Ø   Possibilita os mais elevados níveis de qualidade;
Ø   Possibilita os mais elevados níveis de penetração em todos os segmentos da população;
Ø   Possibilita uma cobertura nacional;
Ø   É muito flexível;
Ø   Tem a capacidade de obter resultados rápidos em termos de cobertura e impacto;
Ø   Tem um custo por contacto muito baixo devido à sua eficácia;
   Ø   É um excelente veículo para a demonstração do produto. 

Desvantagens
Ø   Necessidade de orçamentos elevados para alcançar um mínimo impacto;
Ø   Dificuldade em alcançar um target muito específico;
Ø   Saturação publicitária do meio e as características técnicas obrigam a um planeamento a longo prazo;
Ø   Elevados custos de produção;
Ø   O tempo de vida de um spot televisivo é normalmente curto;
Ø   Impossibilidade de regionalização.

Imprensa
É um meio mais versátil.

Vantagens
Ø   Atitude concentrada do recetor proporciona a possibilidade de o utilizar como veículo essencialmente informativo;
Ø   Maior tempo de exposição da comunicação com alvo;
Ø   Possibilidade de um contacto direto com o público de forma dinâmica;
Ø   Grande flexibilidade (regionalização, possibilidade de segmentação, variedade de formatos e localizações);
Ø   Possibilidade de uma boa reprodução a cores;
Ø   Não exige elevados orçamentos para um mínimo impacto.
Ø   
Desvantagens
Ø Baixos índices de cobertura, sobretudo em alguns segmentos da população;
Ø   Elevada repetição implica custos elevados;
Ø  Fidelidade da audiência de cada suporte deste meio obriga a uma maior diversificação de meios para garantir um mínimo de cobertura;
  Ø   Saturação publicitária nos principais suportes e condicionamentos de ordem técnica obrigam a um planeamento a longo prazo.

Rádio

Vantagens
Ø   Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
Ø   Flexível;
Ø   Possibilidade de concentração publicitária forte;
Ø   Custo por contacto baixo;
Ø   Não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas que permitem uma rápida concretização do planeamento;
Ø   Excelente meio no que diz respeito ao diálogo direto como o público;
Ø   Elevada capacidade de exploração musical, tornando-o um instrumento fundamental na veiculação de um jingle;
Ø   Custo de produção muito baixos;
Ø   Timings de produção muito curtos.

Desvantagens
Ø   Níveis de cobertura muito baixos;
Ø   Fraca identificação/demonstração do produto;
Ø   Rápido esgotamento da comunicação utilizada devido aos elevados níveis de repetição.

Outdoor
Constitui o suporte privilegiado da criação. Assume diversas formas: Mupis, cartazes, écrans multibanco, écran de rua, mobiliário urbano, etc.

Vantagens
Ø   Possibilidade de boa penetração;
Ø   Não requer uma atitude de seleção por parte do recetor para entrar em contacto com ele;
Ø   Obtém elevados índices de repetição;
Ø   Excelente meio para uma eficaz identificação de produto;
Ø Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, reforçando os níveis de notoriedade obtidos;
Ø   Flexibilidade: regionalização, dimensão, forma.

Desvantagens
Ø   Níveis de cobertura muitos baixos;
Ø   Fraca identificação/demonstração do produto;
Ø   Rápido esgotamento da comunicação utilizada, devido aos elevados níveis de repetição;
Ø Meio bastante fraco para a veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas;
Ø   Condicionamentos técnicos de produção exigem um planeamento a longo prazo;
Ø  Custos de produção elevadíssimos.

Marketing Direto
É o meio mais personalizado. Assume as seguintes formas: o correio direto (direct mail ou mailing); o telemarketing; direct response; web marketing.

Vantagens
Ø   Elevada possibilidade de segmentação do alvo a atingir;
Ø   Possibilidade de um contacto direto e personalizado como o público-alvo;
Ø   Utilização de técnicas específicas de comunicação que garantem uma maior eficácia nos resultados obtidos.
Ø   
Desvantagens
Ø  Condicionamentos técnicos de produção obrigam a um planeamento a longo prazo;
Ø   Escolha limitada de alvos a atingir;
   Ø   Grande lacunas de listagens nalguns segmentos da nossa população. 

Internet

Vantagens
Ø   Grande impacto;
Ø   Proximidade da possibilidade do consumo;
Ø   Predisposição favorável do alvo;
Ø   Possibilidade de presença não tradicional (corredores de acesso átrios de entrada, etc.)
Desvantagens
Ø   Fraco nível de penetração;
Ø   Níveis de repetição muito baixos.

Cinema
É um meio bastante abrangente com múltiplas potencialidades.

Vantagens
Ø   Possibilidade de segmentação ao nível comportamental;
Ø   Possibilidade de comunicação interativa, permitindo satisfazer todas as necessidades de informação.
Ø   
Desvantagens
Ø   Fraco nível de penetração, mas em crescente evolução;
Ø   Ausência de dados rigorosos de audiência.

14 –  Complete a seguinte definição de promoção de vendas, usando as palavras indicadas abaixo.

compra; estimular; comunicação; comportamentos; preferências; marca.

A promoção de vendas é uma forma concreta de comunicação de marketing que visa estimular diretamente comportamentos de experimentar produtos, alterar preferências, repetir a compra ou habituar à marca.

15 – Indique as 5 técnicas de promoção de vendas.

·       Experimentação gratuita
·       Redução temporária de preços
·       Prémios, Ofertas e Brindes
·       Concursos, Jogos e Sorteio
·       Destaque do produto

Grupo II

1 –  A zona de atração é definida de duas maneiras. Quais? Caracterize uma delas.

·       Em termos de tempo – o número de minutos necessários para ir até à loja
·    Em termos de distância - em metros ou quilómetros a percorrer para ir á loja.

2 –  O que é a Gestão do Trafego?

A gestão de tráfego é a gestão da passagem no passeio ou na entrada, situadas face à loja.

3 –  O que é a Gestão de frequentação?

A gestão de frequentação é a gestão do cliente que entrou na loja. É o passo seguinte ao tráfego.

4 –  Quais os principais elementos a estudar para caracterizar a zona de atração?

·       A População
·       Os Acessos e Obstáculos
·       As Evoluções previstas

5 –  O que é a população residente e população de Fluxo?

A população residente é aquela que tem o seu domicílio na zona.

A população de fluxo é aquela que trabalha numa zona que não coincide com o seu local de residência.


6 – A repartição do espaço é o resultado da reflexão do comerciante sobre o que ele quer oferecer ao consumidor. O comerciante pode optar por 2 lógicas diferentes indique-as e caracterize-as.

·       Lógica de Produto: dará prioridade às estruturas de apresentação dos produtos
·       Lógica de Ambiente: será orientado pela preocupação de conforto dos seus consumidores

7 –  Quais os aspetos a ter em conta relativos ao comportamento do consumidor e ação na loja?

·       A Entrada
·       A Deslocação do cliente
·       O Cliente não gosta de esperar
·       O Cliente e o seu ritmo biológico
·       A luminosidade
·       A atração pela massificação

8 –  Quais os aspetos a ter em conta relativos ao comportamento do consumidor e ação no corredor?

·       A gestão das zonas quentes e frias
·       O cliente gosta da ordem e da organização
·       O cliente gosta de ver uma secção bem arrumada
·       O cliente e a informação 

Sem comentários:

Enviar um comentário