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terça-feira, 19 de julho de 2016

Glossário Básico de Empreendedorismo




Análise Ambiental – Estudo feito visando conhecer mais detalhadamente os agentes e fatores que, por ventura, podem influenciar o planeamento da empresa.

Ativo Circulante – Compreende o dinheiro em caixa, os saldos bancários e todos os valores que podem ser convertidos em dinheiro imediatamente.

Ativo Fixo – São os imóveis, os equipamentos, os utensílios, as ferramentas, as patentes, tudo aquilo que é essencial para a empresa continuar a operar e que não pode ser convertido em dinheiro imediatamente.

Balanço Patrimonial – Levantamento contável que demonstra a situação económico-financeira de uma empresa. Agrupando, racionalmente, os saldos credores e saldos devedores da empresa em dado período, o balanço representa a exata situação económico-financeira da empresa e constitui o documento oficial com que se dão por encerradas as operações contáveis do período contemplado.

Capacidade de Pagamento – É realizada através de dados indiretos que nos permitem inferir acerca da capacidade de pagamento. Utilizam-se alguns indicadores: a) avaliação da experiência dos proprietários do setor; b) análise da capacidade de produção; c) análise da capacidade de comercialização; d) análise de recursos humanos; e) análise do fluxo de caixa.

Capital de Giro – Significa capital de trabalho. São os recursos utilizados para financiar as operações da empresa, em decorrência das atividades de comprar, produzir, e vender. De um modo geral, estes recursos estão nas seguintes contas: Disponibilidades; Duplicatas a Receber; Stocks de Matérias-primas, produtos em elaboração, produtos acabados e/ou mercadorias.

Ciclo Económico – Inicia-se com a compra da matéria-prima e vai até o dia da venda do produto acabado. Perceba que este ciclo não se preocupa com as condições de pagamento.

Ciclo Financeiro – Inicia-se com o pagamento da matéria-prima e vai até o recebimento da venda do produto acabado.

Concordata – Recurso jurídico que permite a continuação do comércio da empresa insolvente (incapaz de saldar os seus débitos nos prazos contratuais). Distingue-se, portanto, da falência, quando a empresa insolvente cessa todas as suas atividades.

Concorrência Direta – Também chamada livre-concorrência. Situação do regime de iniciativa privada em que empresas competem entre si, sem que nenhuma delas goze da supremacia em virtude de privilégios jurídicos, força económica ou posse exclusiva de certos recursos.

Concorrência Indireta – É aquela em que ocorre a competição entre empresas de ramos diferentes. Ex.: Uma pessoa pode viajar para Nova York ou comprar um sofá para sua sala de estar. Assim, a agência de viagens e a loja de móveis são concorrentes indiretos.

Contas a Pagar – Relação das contas e obrigações de uma empresa.

Contas a Receber – Relação das receitas que uma empresa tem a receber.

Cookies – É um arquivo armazenado no seu disco rígido que é utilizado para identificar o seu computador ou suas preferências para um computador remoto. Os cookies são utilizados com frequência para identificar visitantes em sítios da Web.

Curva de Oferta – Relação entre o preço de mercado de um produto e a quantidade desse mesmo bem, que os produtores se dispõem a destinar aos consumidores. É representada numa escala gráfica, cujo eixo vertical regista os preços do mercado e o eixo horizontal a quantidade de produto destinado aos consumidores.

Custo Direto – Custos que podem ser identificados diretamente com uma unidade do produto.

Custo Fixo – Custos cujo montante não varia proporcionalmente ao volume produzido ou vendido, como: aluguer, renda, etc.

Custo Indireto – Custos atribuídos à fabricação que não podem ser economicamente relacionados com as unidades que estão a ser produzidas.

Custo Variável – Custos cujo montante varia de acordo com o volume produzido ou vendido e serviço prestados, como: matérias-primas, material secundário, etc.

Custos – Gastos efetuados pela empresa na elaboração de produtos ou na prestação de serviços.

Demanda – Ou procura, é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento.

Depreciação – Redução do valor do ativo em consequência do desgaste pelo uso, obsolescência tecnológica ou queda no preço de mercado – geralmente de máquinas, equipamentos e edificações.

Despesas – Gastos que servem como apoio para que as empresas atinjam os seus objetivos, como: salários administrativos, telefones, etc.

E-business – Significa fazer negócios eletrónicos aproveitando os recursos da internet em todas as áreas de uma empresa.

E-commerce – Comércio eletrónico. É o comércio feito pela internet procurando usar todas as vantagens do mundo online.

Economia de Escala – Produção de bens em larga escala, com vista a uma considerável redução nos custos. Também chamada de economias internas, as economias de escala resultam da racionalização intensiva da atividade produtiva, graças ao emprego sistemático de novos engenhos tecnológicos e de processos avançados de automação, organização e especialização do trabalho.

Empreendedor – Em português, é utilizado com o mesmo sentido, tanto a palavra empreendedor como empresário. Segundo ANSOFF (1990), o empreendedor é aquele indivíduo cujo desejo de independência foi capaz de motivá-lo no sentido de estabelecer sua própria empresa.

Empreendedorismo – Designa uma área de grande abrangência e trata de vários temas, para além da criação de novas empresas. Estes são: a geração de autoemprego (trabalhador autónomo); o empreendedorismo comunitário (como as comunidades empreendem); o intraempreendedorismo (o empregado empreendedor); as políticas públicas (políticas governamentais para o setor).

Encargos Sociais – Conjunto de obrigações trabalhistas que devem ser pagas pelas empresas mensalmente ou anualmente, a acrescer ao salário do empregado.

Estratégia – É o foco a ser tomado para atingir determinado objetivo.

Exigível a Longo Prazo – São os empréstimos a longo prazo. Normalmente provocam juros que têm reflexos financeiros de forma imediata ou a curto prazo, mas também provocam variações monetárias.

Faturação – Conjunto dos recebimentos, expresso em unidades monetárias, obtidos por uma empresa em determinado período com a venda de bens ou serviços. Por outras palavras, é o número de unidades vendidas multiplicado pelo preço de venda unitário. Diferencia-se da receita, que inclui os valores obtidos de outras fontes (aplicações financeiras ou vendas a prazo).

Fluxo de Caixa – É o instrumento de projeção que possibilita determinar as necessidades financeiras, a curto, médio e longo prazos da empresa, permitindo de forma transparente e eficaz visualizar os momentos em que ocorrerão as diversas entradas e saídas de caixa. Permite que o administrador planeie, organize, coordene, dirija e controle os recursos financeiros de sua empresa.

FTP – FTP, ou File Transfer Protocol é um serviço Internet cuja finalidade é permitir a transferência de arquivos de qualquer tipo entre dois computadores. Normalmente é usado para transferir programas, textos, imagens, etc. de um computador central (servidor) para um usuário remoto (cliente) ou vice-versa.

Hit – O número de hits de um site é uma medida técnica. Deve ser usada apenas pelos administradores do site. Os hits indicam o número de elementos acedidos (imagens, páginas em HTML, programas Java, etc.). Como as páginas são frequentemente compostas de dezenas de imagens, a cada passo da navegação de um único usuário são atribuídas dezenas de hits.

Índices de Liquidez – Disponibilidade em moeda corrente ou posse de títulos ou valores conversíveis rapidamente em dinheiro. A liquidez varia conforme o tipo de investimento e o momento económico, mas liquidez absoluta só apresenta o próprio papel-moeda. Todos os outros títulos ou valores possuem graus (índices) maiores ou menores de liquidez, em função da maior ou menor facilidade de serem convertidos em moeda.

Intranet – São redes corporativas que utilizam a tecnologia e infraestrutura de comunicação de dados da Internet. São utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

Inventário – Relação pormenorizada dos bens e valores de uma pessoa ou firma. Em contabilidade, é a base sobre a qual se faz o balanço de uma firma.

Investimento em Capital de Giro – Aplicação de recursos para financiar as operações da empresa, em função das atividades de comprar, produzir e vender.

Investimento Fixo – Investimentos não destinados à negociação, mas dirigidos para produzirem benefícios à investidora mediante a sua participação nos resultados das investidas, ou para obtenção de bom relacionamento com os clientes ou fornecedores (inclusive instituições financeiras), ou, ainda, para especulação pura e simples sem nenhum prazo definido.

Layout – É a disposição física dos materiais, móveis, máquinas, equipamentos em uma sala, ou qualquer outro local.

Lucro – É o grau de rendimento proporcionado pelas receitas operacionais. Pode ser expresso em percentual de lucro em relação às vendas.

Lucro líquido – É calculado subtraindo-se do lucro bruto a quantia correspondente à depreciação do capital fixo (máquinas e equipamentos) e as despesas financeiras (pagamento de juros de empréstimos).

Macroeconomia – Parte da Ciência Económica que focaliza o comportamento do sistema económico como um todo. Tem como objeto de estudo as relações entre os grandes agregados estatísticos: a renda nacional, o nível de emprego e dos preços; o consumo, a poupança e o investimento totais.

Margem de Contribuição – É a diferença entre a receita de vendas de uma unidade e a soma dos custos e despesas variáveis dessa mesma unidade.

Mark-Up – É um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para formação do preço de venda. Mark-up, pode ser entendido também como a margem bruta de comercialização. Ex.: O padeiro, aplica o índice 2,5 sobre o custo de produção de um kg de "pão" para formação do preço de venda.

Microeconomia – Ramo da Ciência Económica que estuda o comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e as suas produções e custos; a produção e o preço de diversos bens, serviços e fatores produtivos.

Missão – Missão é a razão de ser de uma organização. Deve exprimir sua vocação, a natureza de suas atividades, explicitando o seu campo de ação e considerando os horizontes sob os quais esta atua ou deverá atuar.

Oferta – Quantidade de um bem ou serviço que se produz e se oferece no mercado, por determinado preço e em determinado período de tempo.

Passivo Circulante – São as obrigações da empresa que possuem uma maior rotação. Corresponde às contas: empréstimos bancários, fornecedores, provisões, contas a pagar e provisão para imposto de renda.

Património Líquido – É o valor líquido do total de bens de uma pessoa ou de uma empresa. Vulgarmente designa somente o conjunto dos bens avaliáveis em dinheiro.

Pesquisa de Mercado – Procedimentos utilizado em empresas para investigar as preferências dos consumidores em relação a produtos, marcas, publicidade e serviços. Geralmente é escolhida uma amostra representativa da opinião da totalidade do público consumidor de determinado produto.

PIB (Produto Interno Bruto) – Refere-se ao valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território económico do país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras desses bens e serviços.

Planeamento Estratégico – Planeamento é um processo de tomada de decisão presente, que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados, que deverão ocorrer, a menos que alguma coisa seja feita. Assim, no Planeamento Estratégico procuramos avaliar, antecipadamente, os possíveis impactos que seriam transportados para o futuro pelas decisões tomadas no presente.

Plano de Negócio – Informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com objetivo de analisar a potencialidade e a viabilidade da implantação do mesmo.

PNB (Produto Nacional Bruto) – É o valor agregado de todos os bens e serviços resultante da mobilização de recursos nacionais (pertencentes a residentes no país), independentemente do território económico em que esses recursos foram produzidos. Incluem-se, neste, o valor da depreciação e o resultado, positivo ou negativo, da conta de rendimentos do capital do balanço de pagamentos.

Ponto de Equilíbrio – É o volume exato de vendas em que uma empresa não apresenta nem lucro nem prejuízo (lucro/prejuízo = 0).

Propaganda – Divulgação paga e planeada de mensagens veiculadas em revistas, jornais, televisão e outros meios de comunicação, com o objetivo de persuadir as pessoas a comprar determinado produto ou utilizar determinado serviço.

Protocolo – Um sistema de regras ou padrões de comunicação em uma rede, em particular n Internet. Os computadores e as redes interagem de acordo com protocolos que determinam o comportamento que cada parte espera da outra na transferência de informações. Qualidade Total – É a adequação ao uso. É a conformidade às exigências. Um dos principais fatores no desempenho de uma organização é a qualidade dos seus produtos e serviços. Visa assegurar aos seus clientes que existe conformidade com todas as exigências especificadas.

Receita Bruta de Vendas – Em termos contáveis, é a soma de todos os valores recebidos em dado espaço de tempo. Não se deduz nenhuma conta para obter o valor da Receita Bruta.

Receita Líquida de Vendas – É o mesmo valor da Receita Bruta deduzindo os impostos sobre vendas, as devoluções, os descontos comerciais e os abatimentos.

Rentabilidade – É o grau de rendimento proporcionado por determinado investimento. Pode ser expresso em percentual de lucro em relação ao investimento. Normalmente, é inversamente proporcional ao risco.

Risco – Condição própria de um investidor/investimento, que traduz as possibilidades de perder ou ganhar dinheiro. Os juros ou o lucro são explicados como recompensas recebidas pelo investidor por assumir determinado risco de incerteza económica, relativa a eventualidades como queda da taxa de juros, recusa do produto pelo consumidor, ou investimento numa atividade cujos resultados se revelam “antieconómicos”.

Stocks – Quantidade de um bem armazenado ou em conservação (matérias-primas, combustíveis, produtos semiacabados ou acabados). Os bens podem ser armazenados para venda, abastecimento, ou simplesmente para especulação.

Taxa de Juros – Índice (taxa) pré-determinado que corresponde à remuneração que o subscritor de um empréstimo deve pagar ao dono do capital.

Tempo de Retorno – É o prazo que é previsto que o capital investido seja recuperado.

TIR (Taxa Interna de Retorno) – É a taxa que iguala, em determinado momento, a entrada de caixa (VP – Valor Presente, montante emprestado) com as saídas periódicas de caixa (pagamento da dívida) atualizadas ao mesmo momento.

URL – Uniform Resource Locator é o endereço de um documento ou outro recurso (objeto Internet) no ambiente WWW. Uma URL consiste geralmente em quatro partes: protocolo, servidor (ou domínio), caminho e nome do arquivo.

VPL (Valor Presente Líquido) – É o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo negócio implantado, líquidos do valor inicialmente investido. Este método procura expressar os fluxos de caixa do projeto em termos de valores monetários de uma mesma data, ou mais especificamente, da data de início do projeto, o “momento atual”.

Web – É uma simplificação do termo World Wide Web (WWW).

World Wide Web (WWW) – Significa Teia de Alcance Mundial. É o mais popular dos serviços internet porque permite a obtenção rápida e fácil de informações sobre os mais variados assuntos, com imagens e textos, usando um sistema de hipertextos de alcance mundial.






A.A.V.V. (1993), Strategor – Política global da empresa. Tradução de J. Freitas e Silva, com revisão de J. Jordão. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

ALÍPIO, S. (2006). Guia do Empreendedorismo -.Estruturas e Apoios ao Empreendedorismo em Portugal.

ANSOFF, H. I. (1990). Administração estratégica. São Paulo: Atlas.

BARON, R. A. (2007). Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning.

CAIRES, P. (2008). O empreendedorismo em Portugal em geral e na Região Autónoma da Madeira em particular. Noticias Digitais.

CHIAVENATO, I. (2008). Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.

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DORNELAS, J. C. A. (2005). Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.


DORNELAS, J. C. A. (2003). Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar em organizações estabelecidas. Rio de Janeiro: Elsevier.

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