Outras ferramentas de apoio ao processo criativo
4X4X4
É
uma técnica em grupo que serve para selecionar ideias, devendo cada indivíduo
apresentar quatro ideias. Formam-se grupos de duas pessoas e escolhem-se quatro
ideias. Posteriormente, formam-se novos grupos de quatro pessoas que escolhem
quatro outras ideias. Finalmente, o grupo escolhe uma ideia final.
Análise Morfológica
Decompõe-se
um conceito ou situação nas suas unidades ou conceitos básicos. Com estes
elementos, constrói-se um quadro que permite procurar novas relações e
combinações.
Biónica
Tem
um funcionamento semelhante ao das analogias. Utiliza-se habitualmente no
âmbito tecnológico para desenvolver novos instrumentos inspirados na natureza e
nos seres vivos.
CRE –IN
É
uma técnica que parte da ideia de que as pessoas têm de acreditar em si
próprias para serem criativas. Trata-se de dar rédea solta aos sentimentos mais
profundos e sinceros das pessoas, para que a criatividade surja do seu
interior. Para que tal aconteça, esta técnica utiliza jogos que permitem chegar
aos sentimentos e emoções. Está relacionada com a expressão corporal, o ioga e
as técnicas de relaxamento.
Defeitologia
É
elaborada uma listagem dos defeitos ou dos aspetos melhoráveis de um produto.
Depois de identificar estes elementos, são apresentadas possíveis soluções para
melhorar. Cada proposta constitui uma ideia de melhoramento.
Ideart
Utilizar
estímulos visuais, geralmente quadros sugestivos (Miró, Magritte e outros
pintores provocadores) para provocar a geração de ideias e o pensamento
criativo selvagem.
Inversão
Consiste
em dar a volta ao problema ou foco criativo. É alterado o sentido da
apresentação para dar resposta a uma situação concreta, provocando assim a
geração de ideias. Por exemplo, se um bar estiver vazio, pensar como é possível
esvaziar um estabelecimento cheio: subindo a música, fornecendo as bebidas
quentes, prestando um mau serviço. A solução seria pôr uma música agradável,
cuidar da apresentação das bebidas e contratar um empregado especialmente amável.
Listagem de atributos
Trata-se
de uma técnica orientada para o processo de criação de novos produtos ou para a
introdução de melhoramentos nos existentes.
Consiste
na elaboração de uma listagem dos atributos ou características do objeto em
questão. Para cada um dos elementos apontados são colocadas todas as questões
que nos ocorrerem: o que acontece se alterar a cor/ a forma? Esse aspeto pode
ter outra utilidade? Pode ser elaborado noutra ordem? Cada resposta vai sendo
anotada e, no final, são analisadas as respostas que possam constituir um melhoramento
no produto.
Método 635
São
formados grupos de 6 pessoas, que devem apresentar 3 ideias ou soluções cada,
sobre um tema, às outras 5 pessoas do grupo de trabalho.
Método da visita
É
tão simples como colocar-se no lugar de outra pessoa e tratar de descobrir como
enfrentaria um problema ou situação. Com esta técnica, as pessoas dão a sua
opinião sobre as atribuições dos outros e não sobre as próprias, sendo
alimentados pelos restantes elementos nas competências próprias.
Relações formadas – palavras ao acaso
A
combinação do desconhecido é uma maneira de forçar o aparecimento de novas
ideias inovadoras que se traduzam em inovações radicais. Trata-se de procurar
uma palavra ou conceito ao acaso (por exemplo, abrindo o dicionário em qualquer
página e escolhendo uma palavra qualquer) e de procurar aplicações para o nosso
produto ou empresa.
TRI Z
É um método
especialmente recomendado para a geração de ideias radicalmente novas a partir
da sistematização da criatividade no trabalho científico. Baseia-se no
estabelecimento de princípios desenvolvidos a partir do estudo do processo de
obtenção de uma patente.
Fonte: MANUAL DE CRIATIVIDADE EMPRESARIAL - Universidade do Algarve - CRIA Centro Regional para a Inovação do Algarve
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