Técnicas e ferramentas para o desenvolvimento da criatividade e a geração de ideias.
Independentemente de um indivíduo
ter capacidades e aptidões criativas ou de uma empresa ter condições para
favorecer o fluxo criativo dentro dela, existem uma série de ferramentas e
técnicas que facilitam o trabalho da geração de ideias.
Estas técnicas podem ser
utilizadas para a geração de ideias num sentido mais geral ou ter um carácter
mais específico em função das necessidades da empresa e das necessidades a que
se queira responder.
Neste sentido, podem ser
encontradas técnicas que sirvam para diferentes fins:
•Compreender o problema que
enfrentam.
• Gerar ideias perante uma
escassez no fluxo criativo.
• Selecionar das ideias
existentes.
• Planear as atividades.
Brainstorming
Em que consiste?
O brainstorming ou chuva de
ideias é, de forma estrita, uma ferramenta que consiste em anotar num quadro as
ideias surgidas de maneira não sistematizada num grupo de pessoas para que
depois possam discuti-las e selecionar uma delas.
É uma técnica básica que trata de
criar um ambiente propício que favoreça o aparecimento de ideias. Favorece o
trabalho em equipa, o que contribui para reforçar a colaboração entre pessoas e
equipas dentro da empresa.
Grande parte das técnicas de
criatividade é baseada nesta ferramenta.
Em que situações utilizar?
A utilização desta técnica é
recomendada para resolver todo o tipo de situações relacionadas com a
necessidade de gerar um grande número de ideias. Pode ser utilizada
individualmente. Contudo, por ter uma marcada vocação coletiva, recomenda-se o
seu uso em grupos de trabalho para maximizar os seus resultados.
Brainwritting
Em que consiste?
Trata-se
de uma variante do Brainstorming, pelo que, tal como este, baseia-se numa
dinâmica de grupo em que as ideias de cada pessoa são retroalimentadas pelas
dos restantes participantes. O uso da técnica é simples porque utiliza várias
folhas nas quais se escreve um tema na parte superior e vão sendo passadas aos
participantes para que vão anotando as suas ideias.
Em que situações utilizar?
Esta
técnica é eficaz para recolher ideias inovadoras de grupos de pessoas que
enfrentam um problema ou uma situação que afete o projeto concreto ou o
funcionamento geral da empresa.
O
seu uso é recomendado com grupos em que as pessoas não se conhecem ou com
pessoas que não estejam habituadas a participar em atividades deste tipo. A
vantagem de escrever é que oferece maior liberdade às pessoas quando chega o
momento de apresentar e falar da ideia em público.
Mapas mentais
Em que consiste?
O mapa mental é uma
técnica de carácter gráfico em que se utiliza uma palavra ou conceito-chave
como ponto de partida para adicionar ideias sob a forma de ramos de uma árvore
ou de estrutura radial. Não existe uma forma predeterminada de representar as
ideias e são as relações ou a hierarquia que o próprio indivíduo decidir que
condicionam o resultado ou a forma final do mapa.
Com os mapas mentais,
trata-se de facilitar a compreensão de uma questão e a forma como o indivíduo a
interpreta. Mostram as relações e interligações entre ideias e conceitos em
forma de imagem, de uma maneira mais visual.
Em que situações utilizar?
Os mapas mentais
apresentam vantagens para a abordagem de problemas complexos e para a
identificação de novas ideias. A sua utilização ajuda a ordenar melhor as
ideias no cérebro. Neste sentido, a representação de informação procedente de
diferentes fontes num formato simples, mostrando a hierarquia e as ligações
existentes entre ideias de maneira gráfica, facilita não só a sua visualização
como também a sua memorização.
Geração – SCAMPER
Em que consiste?
É
uma técnica de criatividade em que, para favorecer a geração de ideias, há que
responder a uma listagem de perguntas preestabelecidas.
Cada
uma das perguntas representa outras tantas técnicas de criatividade e, por
isso, o SCAMPER, como ferramenta integradora de diferentes técnicas, é
considerado uma das técnicas mais completas e eficazes especialmente no
processo divergente de geração de ideias.
No
total, o SCAMPER contém sete perguntas. Cada uma das letras da palavra SCAMPER
é a primeira letra de uma série de palavras que dão origem a perguntas que
estabelecem uma ordem determinada no processo de geração de ideias:
Em que situações utilizar?
O
seu uso é especialmente indicado para a fase específica de geração de ideias.
Neste sentido, é utilizada depois de o problema ou situação que queiramos
enfrentar já estiver colocado.
Avaliação – PNI
Em que consiste?
Trata-se
de uma técnica que permite avaliar as ideias para a sua posterior seleção com
base na valorização de três aspetos:
O
objetivo é identificar o potencial e os possíveis efeitos adversos de cada uma
das ideias alvo de análise, para assim facilitar a tomada de uma decisão sobre
qual é a mais apropriada para o negócio.
Em que situações utilizar?
É
recomendada a sua utilização após ter superado a fase do processo criativo
destinada à geração de ideias. A sua utilização também se encontra
especialmente indicada quando já foi realizada a primeira seleção ou a
avaliação vai ser efetuada sobre um número limitado de ideias ou propostas.
Outras técnicas criativas
Para
além das anteriormente apresentadas, existe um vasto leque de técnicas que não respondem
especificamente a nenhuma das classificações anteriores, mas que, devido à sua
eficácia e popularidade, vale a pena destacar.
Seis chapéus
Em que consiste?
Os
seis chapéus simbolizam os diferentes pontos de vista a partir dos quais pode
ser analisado um problema ou uma situação concreta.
Procura-se
que os participantes numa reunião contribuam com ideias e colaborem no processo
de adoção de decisões, para o que todas as pessoas integrantes do grupo
criativo utilizarão ao mesmo tempo cada chapéu ou ponto de vista para analisar
uma situação ou problema.
A
observação dos problemas a partir de diferentes perspetivas enriquece o
resultado do debate, porque são aproveitadas as capacidades e a criatividade
dos participantes para analisar, de forma exaustiva, os prós e os contras do
assunto tratado. Desta forma, também se pretende evitar que as reuniões se
prolonguem devido a confrontos pela defesa acérrima de posturas com réplicas
contínuas.
Em que situações utilizar?
Os
seis chapéus é uma técnica muito potente para pensar e é propícia para a tomada
de decisões. Foi concebida para guiar debates e evitar que os participantes
desviem a sua atenção, centrando-se na própria discussão.
Analogias
Em que consiste?
Uma analogia define-se
como uma relação semelhante entre coisas diferentes. Do ponto de vista da
criatividade, as analogias constituem uma técnica que procura a geração de ideias
a partir de associações de conceitos que, geralmente, não se encontram ligados
entre si.
Os problemas são
encarados de forma indireta, utilizando rodeios ou paralelismos para, por
exemplo, encontrar soluções a problemas existentes, resolver situações de
estancamento no desenvolvimento de uma inovação ou criar novas aplicações de
produtos.
Em que situações deve ser utilizada?
Forçar
as ligações existentes entre realidades que, noutro contexto, podem parecer
afastadas, provocar o pensamento divergente e a geração selvagem de ideias. É
recomendável utilizar esta técnica sempre que for necessário dar um impulso ou
fazer uma provocação adicional, por as ideias não serem suficientemente
inovadoras ou por o processo criativo se encontrar estancado.
Future Pretend Year
Em que consiste?
A
expressão Future Pretend Year pode ser traduzida como “futuro ano desejado”. O
que esta técnica pretende é imaginar o futuro de forma positiva, estabelecendo
uma situação hipoteticamente bem-sucedida num determinado âmbito ou aspeto da
empresa. Identificam-se as pessoas que são beneficiadas nesse futuro e a sua
possível contribuição para a empresa. Esta informação deve ser utilizada para
resolver um problema presente.
Em que situações deve ser utilizada?
Esta
técnica é útil para procurar soluções quando a empresa se depara com algum
problema difícil, que requer ideias criativas para superar a situação.
Fonte: MANUAL DE CRIATIVIDADE EMPRESARIAL - Universidade do Algarve - CRIA Centro Regional para a Inovação do Algarve
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