Conceito de Comunicação de Marketing
“ a
comunicação de marketing abrange o conjunto dos meios de que uma empresa se
serve para trocar informação com o seu mercado. Por conseguinte, contempla
tanto a comunicação de fora para dentro (ex: estudos de mercado), como a
comunicação de dentro para fora (ex: publicidade).”
A
comunicação de marketing parte da constatação de que o recurso simultâneo e
convergente a várias técnicas de comunicação vai produzir melhores resultados
do que esforços não articulados, pois cada técnica de comunicação tem as suas
vantagens e desvantagens, pelo que deve-se ponderar a sua adequação a uma dada
tarefa na situação concreta.
Evolução da Comunicação de Marketing
Embora
só tenha ganho maior importância e visibilidade que hoje denotamos, a
comunicação de marketing é tão antiga quanto o sistema mercantil. Testemunhos
provam que já existiam formas de comunicação impessoal há pelo menos cinco mil
anos, tais como: uma placa de argila babilónia de um sapateiro de há 3 mil anos
atrás; os letreiros e os pregoeiros.
Mas,
a grande viragem dar-se-ia com o aparecimento da imprensa, criando-se novos
meios de comunicação, surgindo as primeiras folhas distribuídas manualmente no
século XV, nos locais com maior frequência populacional, sendo o primeiro
anúncio impresso por William Caxton em 1477.
O
primeiro anúncio de imprensa surge na Alemanha em 1525, cujo objetivo era a
venda de uma droga milagrosa, contudo a primeira publicação regular foi editada
em 1622 (Weekly News of London), posteriormente, em 1631, surge em
Paris La Gazette, com quatro páginas e tiragem
variando entre os 300 e os 800 exemplares. Em Portugal surge em Lisboa o
primeiro semanário em 1641.
Deste
modo, os anunciantes começam a se aperceber das potencialidades da imprensa
periódica, inserindo regularmente publicidade na Weekly News of London, em 1625.
Em 1702,
surge o primeiro diário, o Daily Courant, onde era reservado um espaço para a publicidade.
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