Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Conceito de Comunicação de Marketing


“ a comunicação de marketing abrange o conjunto dos meios de que uma empresa se serve para trocar informação com o seu mercado. Por conseguinte, contempla tanto a comunicação de fora para dentro (ex: estudos de mercado), como a comunicação de dentro para fora (ex: publicidade).”

A comunicação de marketing parte da constatação de que o recurso simultâneo e convergente a várias técnicas de comunicação vai produzir melhores resultados do que esforços não articulados, pois cada técnica de comunicação tem as suas vantagens e desvantagens, pelo que deve-se ponderar a sua adequação a uma dada tarefa na situação concreta.

Evolução da Comunicação de Marketing


Embora só tenha ganho maior importância e visibilidade que hoje denotamos, a comunicação de marketing é tão antiga quanto o sistema mercantil. Testemunhos provam que já existiam formas de comunicação impessoal há pelo menos cinco mil anos, tais como: uma placa de argila babilónia de um sapateiro de há 3 mil anos atrás; os letreiros e os pregoeiros.

Mas, a grande viragem dar-se-ia com o aparecimento da imprensa, criando-se novos meios de comunicação, surgindo as primeiras folhas distribuídas manualmente no século XV, nos locais com maior frequência populacional, sendo o primeiro anúncio impresso por William Caxton em 1477.

O primeiro anúncio de imprensa surge na Alemanha em 1525, cujo objetivo era a venda de uma droga milagrosa, contudo a primeira publicação regular foi editada em 1622 (Weekly News of London), posteriormente, em 1631, surge em Paris La Gazette, com quatro páginas e tiragem variando entre os 300 e os 800 exemplares. Em Portugal surge em Lisboa o primeiro semanário em 1641.

Deste modo, os anunciantes começam a se aperceber das potencialidades da imprensa periódica, inserindo regularmente publicidade na Weekly News of London, em 1625.

Em 1702, surge o primeiro diário, o Daily Courant, onde era reservado um espaço para a publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário