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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Marketing


Conceito de Marketing

“Conceitua-se marketing como uma orientação da Administração baseada no entendimento de que a tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e valores de um mercado visado e adaptar a organização para promover as satisfações desejadas de forma mais efetiva e eficiente que seus concorrentes.”

Pode-se deduzir que o marketing nada mais é do que um mercado em constante movimento, acompanhando as suas respetivas oscilações .


Marketing Mix

Ao abordar-se o marketing, é frequente referir o tema Marketing Mix ou 4P´s, cujo conceito foi criado por Jerome Mccarthy (1960), continuando nos dias de hoje a ser usado na formalização e implementação da estratégia de marketing .

O marketing mix é “como um grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix do marketing em todas as ações da empresa com intenção de influenciar a demanda do produto.”

As variáveis que compõem o Marketing Mix são: Product (produto), Price (preço), Place (distribuição) e Promotion (publicidade).

Com a evolução do marketing e a crescente exigência dos mercados, os 4P´s do marketing mix evoluíram para os 7P’s: People (pessoas), Process (processo) e Physical Evidence (locais).

A evolução do marketing tradicional para o marketing digital, cuja diferença é o segundo utilizar ferramentas online, incorporaram um oitavo P na estratégia do marketing mix: Partnerships (parcerias), afirmando que estas são indispensáveis para alcançar os clientes online.

A comunicação é um dos elementos do marketing mix, a qual tem de ser consistente com as políticas de produto, preço e distribuição, sendo o ponto de partida de um plano de comunicação a especificação clara da forma como deverá contribuir para a realização dos objetivos e estratégias de marketing, em que estas últimas terão de clarificar:

Metas e os objetivos de marketing a atingir;

Ø Modo de segmentação do mercado;
Ø Posicionamento que permita tirar partido das vantagens competitivas da organização;
Ø Forma de utilizar os recursos disponíveis pelas varáveis do marketing mix acima referidas;

Contudo, para ser eficaz a estratégia de marketing deve ainda:

Ø Assegurar a superioridade sobre os adversários num domino relevante para os consumidores
Ø Mobilizar os pontos fortes da marca;
Ø Concentrar os esforços num ponto crucial;
Ø Utilizar este ponto crucial para maximizar o alcance do êxito.

Deste modo, o plano de comunicação é parte integrante do plano de marketing da organização.  

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