Marketing
Conceito de Marketing
“Conceitua-se
marketing como uma orientação da Administração baseada no entendimento de que a
tarefa primordial da organização é determinar as necessidades, desejos e
valores de um mercado visado e adaptar a organização para promover as
satisfações desejadas de forma mais efetiva e eficiente que seus concorrentes.”
Pode-se deduzir que o
marketing nada mais é do que um mercado em constante movimento, acompanhando as
suas respetivas oscilações .
Marketing Mix
Ao abordar-se o
marketing, é frequente referir o tema Marketing Mix ou 4P´s,
cujo conceito foi criado por Jerome Mccarthy (1960), continuando nos dias de hoje a
ser usado na formalização e implementação da estratégia de marketing .
O marketing mix é “como
um grupo de variáveis controláveis de marketing que a empresa utiliza para
produzir a resposta que deseja no mercado-alvo. O mix do marketing em todas as
ações da empresa com intenção de influenciar a demanda do produto.”
As variáveis que compõem
o Marketing Mix são: Product (produto), Price
(preço), Place (distribuição) e Promotion (publicidade).
Com a evolução do
marketing e a crescente exigência dos mercados, os 4P´s do marketing mix
evoluíram para os 7P’s: People (pessoas), Process (processo) e Physical Evidence (locais).
A evolução do marketing
tradicional para o marketing digital, cuja diferença é o segundo utilizar
ferramentas online, incorporaram um oitavo P na estratégia do marketing mix: Partnerships (parcerias), afirmando
que estas são indispensáveis para alcançar os clientes online.
A comunicação é um dos
elementos do marketing mix, a qual tem de ser consistente com as
políticas de produto, preço e distribuição, sendo o ponto de partida de um
plano de comunicação a especificação clara da forma como deverá contribuir para
a realização dos objetivos e estratégias de marketing, em que estas últimas
terão de clarificar:
Metas e os objetivos de
marketing a atingir;
Ø Modo de segmentação do
mercado;
Ø Posicionamento que
permita tirar partido das vantagens competitivas da organização;
Ø Forma de utilizar os
recursos disponíveis pelas varáveis do marketing mix acima referidas;
Contudo, para ser eficaz
a estratégia de marketing deve ainda:
Ø Assegurar a
superioridade sobre os adversários num domino relevante para os consumidores
Ø Mobilizar os pontos
fortes da marca;
Ø Concentrar os esforços
num ponto crucial;
Ø Utilizar este ponto
crucial para maximizar o alcance do êxito.
Deste modo, o plano de
comunicação é parte integrante do plano de marketing da organização.
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