Tipos de Publicidade
De acordo com os suportes
- Publicidade nos media - é a mais comum e utiliza os principais mass media: imprensa, televisão, rádio, cinema, publicidade exterior.
- Publicidade direta - é uma técnica do marketing directo.
- Publicidade no local de venda
De acordo com o objeto da mensagem
- Publicidade de produto, que procura dar a conhecer a existência e as características de um produto, promover uma imagem e incitar à compra.
- Publicidade institucional ou de empresa, visa promover a imagem da empresa.
De acordo com a entidade que a promove
Privada - É o tipo de
Publicidade mais frequente: um anunciante promove os seus produtos ou serviços.
Coletiva
- Verifica-se quando
diversos anunciantes do mesmo produto promovem conjuntamente campanhas para
intensificar o consumo do bem que produzem. Neste caso, a referência incide
apenas no próprio produto, não havendo quaisquer referências a marcas.
Normalmente utilizam-se para criar hábitos de consumo de um determinado
produto. Por exemplo a campanha para aumento do consumo de leite: “Leite é
juventude”.
Associativa - No caso da associação
de anunciantes de produtos diferentes mas que partilham a mesma zona
geográfica, como por exemplo o mesmo centro comercial.
Comunitária - Verifica-se quando é
conduzida com um objetivo social ou de interesse geral. São exemplo deste tipo
de Publicidade as campanhas anti tabaco ou álcool, as de incentivo à doação de
sangue ou prevenção rodoviária.
Sem comentários:
Enviar um comentário