Avaliação Intermédia UFCD 0350 Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva
Grupo 1 - Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) às seguintes questões:
Grupo 2 – Responda às seguintes questões sobre
comunicação:
2.1 – Defina Comunicação.
A palavra “comunicar” provém do latim Comunicare e significa
“pôr em comum”.
Comunicar é um ato fundamental da vida humana, não podemos não comunicar,
estamos sempre em interação com alguma coisa ou com alguém.
Significa assim, transmitir uma mensagem (ideias, sentimentos e
experiências) entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e
faz.
Por outro lado, a comunicação é o mecanismo através do qual as relações
humanas existem e se desenvolvem.
2.2 – Complete as
seguintes afirmações com as palavras-chave que faltam, por forma a torna-las
completas:
· A comunicação é a base de toda
a relação, quando feita de forma clara e coerente é capaz de transformar
pessoas ou situações, porém quando negligenciada por menores que sejam as
falhas acarretarão enormes problemas.
· O Processo
de Comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao recetor, através de um código. O recetor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí,
dará o feedback, completando o processo de comunicação.
· “Para o processo de comunicação a mensagem é o ponto principal, e sua compreensão dependerá
especialmente da maneira como é percebida pelo recetor.”
· A interpretação (decodificação) da mensagem
passará por filtros pré-existentes na mente do recetor, onde os seus valores, caráter e principalmente vivências definirão o
sentido da mensagem.
· Caso não conheça o recetor o bom senso deverá nortear a comunicação.
· A linguagem utilizada na comunicação deve estar alinhada ao perfil dos participantes.
· Estamos sempre a comunicar, mesmo quando não proferimos uma única palavra. (através do tom de voz, a forma de
vestir, o olhar, as expressões faciais –
linguagem não verbal).
Grupo 3 – Responda às questões colocadas em
seguida sobre os perfis e comportamentos comunicacionais:
3.1 – Faça a correspondência entre os perfis
comunicacionais e a sua definição:
3.2 – Indique 4 características do comportamento
comunicacional passivo.
- Evita o confronto, mesmo às custas de si próprio.
- Espera que as pessoas compreendam o que ele deseja.
- Muito preocupado com a opinião dos outros a seu respeito.
- Culpa-se de tudo.
- Evita a abordagem direta.
- Justifica-se excessivamente.
- Solicita a provação.
- Cede facilmente.
- Gera simpatias.
- Faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe algo.
Grupo 4
– Responda de forma simples e clara às questões sobre o comportamento
comunicacional assertivo.
4.1 – Indique 3 razões para utilizar a comunicação
assertiva.
·
Ser
assertivo aumenta o respeito por nós próprios.
·
Reduz a noção
de insegurança e vulnerabilidade.
· Aumenta a
autoconfiança no relacionamento com os outros, diminuindo a necessidade de
aprovação para aquilo que fazemos.
·
Faz com que
os outros aumentem o seu respeito e admiração por nós.
·
Permitir que,
ao defendermos os nossos direitos, consigamos que as nossas preferências sejam
respeitadas e as nossas necessidades satisfeitas.
4.2 – Indique 3 princípios da assertividade.
·
Exprimir
opiniões, sentimentos e vontades, sem violar os direitos dos outros.
·
Escutar
activamente as opiniões dos outros.
·
Não utilizar
nem entender subentendidos.
·
Não se sentir
na obrigação de justificar os seus comportamentos.
·
Solicitar
informação sempre que não compreender algo.
·
Establelecer
as próprias prioridades.
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