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segunda-feira, 14 de março de 2016

Avaliação UFCD 0350 Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva

Avaliação Intermédia UFCD  0350 Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva


Grupo 1 - Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) às seguintes questões:



Grupo 2 – Responda às seguintes questões sobre comunicação:

2.1 – Defina Comunicação.

A palavra “comunicar” provém do latim Comunicare e significa “pôr em comum”.

Comunicar é um ato fundamental da vida humana, não podemos não comunicar, estamos sempre em interação com alguma coisa ou com alguém.

Significa assim, transmitir uma mensagem (ideias, sentimentos e experiências) entre pessoas que conhecem o significado daquilo que se diz e faz.


Por outro lado, a comunicação é o mecanismo através do qual as relações humanas existem e se desenvolvem.


2.2 – Complete as seguintes afirmações com as palavras-chave que faltam, por forma a torna-las completas:

·      A comunicação é a base de toda a relação, quando feita de forma clara e coerente é capaz de transformar pessoas ou situações, porém quando negligenciada por menores que sejam as falhas acarretarão enormes problemas.

·      O Processo de Comunicação ocorre quando o emissor emite uma mensagem ao recetor, através de um código. O recetor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí, dará o feedback, completando o processo de comunicação.

·      “Para o processo de comunicação a mensagem é o ponto principal, e sua compreensão dependerá especialmente da maneira como é percebida pelo recetor.”

·      A interpretação (decodificação) da mensagem passará por filtros pré-existentes na mente do recetor, onde os seus valores, caráter e principalmente vivências definirão o sentido da mensagem.

·      Caso não conheça o recetor o bom senso deverá nortear a comunicação.

·      A linguagem utilizada na comunicação deve estar alinhada ao perfil dos participantes.

·      Estamos sempre a comunicar, mesmo quando não proferimos uma única palavra. (através do tom de voz, a forma de vestir, o olhar, as expressões faciais – linguagem não verbal).

Grupo 3 – Responda às questões colocadas em seguida sobre os perfis e comportamentos comunicacionais:

3.1 – Faça a correspondência entre os perfis comunicacionais e a sua definição:


3.2 – Indique 4 características do comportamento comunicacional passivo.

  • Evita o confronto, mesmo às custas de si próprio.
  • Espera que as pessoas compreendam o que ele deseja.
  • Muito preocupado com a opinião dos outros a seu respeito.
  • Culpa-se de tudo.
  • Evita a abordagem direta.
  • Justifica-se excessivamente.
  • Solicita a provação.
  • Cede facilmente.
  • Gera simpatias.
  • Faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe algo.



Grupo 4 – Responda de forma simples e clara às questões sobre o comportamento comunicacional assertivo.

4.1 – Indique 3 razões para utilizar a comunicação assertiva.

·         ­Ser assertivo aumenta o respeito por nós próprios.
·         Reduz a noção de insegurança e vulnerabilidade.
·   Aumenta a autoconfiança no relacionamento com os outros, diminuindo a necessidade de aprovação para aquilo que fazemos.
·         Faz com que os outros aumentem o seu respeito e admiração por nós.
·         Permitir que, ao defendermos os nossos direitos, consigamos que as nossas preferências sejam respeitadas e as nossas necessidades satisfeitas.

4.2 – Indique 3 princípios da assertividade.

·         Exprimir opiniões, sentimentos e vontades, sem violar os direitos dos outros.
·         Escutar activamente as opiniões dos outros.
·         Não utilizar nem entender subentendidos.
·         Não se sentir na obrigação de justificar os seus comportamentos.
·         Solicitar informação sempre que não compreender algo.
·         Establelecer as próprias prioridades.

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