Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal
Modulação de Voz
Modulação de Voz
A voz faz parte do discurso e atribui um sentido adicional ao conteúdo que exprimimos verbalmente.
Também revela as nossas emoções e estados de espírito, condições de energia e de saúde ou nervosismo.
O seu timbre, pronúncia, entoação comporta 38% de informação na comunicação direta, podendo revelar o nosso estado de espírito, designadamente, a falta de interesse do comunicador na sua mensagem, conversa e a sua relação com o emissor, mostrando autoconfiança ou então incerteza.
Somos incapazes de controlar integralmente a nossa voz, mas podemos adaptá-la, silenciá-la, ritmá-la, entoá-la, acentuá-la, mudar a maneira de falar e mudar o conteúdo da mensagem.
Na comunicação não-verbal, o tom de voz, o seu som e qualidade são importantes.
O recetor fica mais convencido se ouvir um tom sincero de voz, volume apropriado, entusiasmo e convicção do que com o conteúdo.
É horrível se alguém fala de uma maneira pouco clara, monótona, fraca ou suave demais.
Esses oradores suscitam um sentimento de duvida, falta de interesse ou cinismo.
O tom do discurso também e importante. Todos os elementos da fala tem a ver com este assunto menos o contexto: a modulação do discurso, os intervalos, o volume, o ritmo.
O tom inclui também os sons sem as palavras (o gemido, suspirar, fazer estalidos com a língua).
Se o texto que nós estamos a pronunciar não estiver em consonância com o nosso tom de voz, o ouvinte prestara mais atenção ao tom do que ao conteúdo da mensagem.
Geralmente, não levamos muito em conta o ritmo de discurso do orador desde que esteja de acordo com as nossas expectativas.
A modulação e definida pela maneira de levantar e baixar a voz. Nas perguntas, a nossa voz aumenta, quando há uma virgula a nossa voz também aumenta, mas de uma forma diferente.
Quando lemos em voz alta, os sinais de pontuação que usamos funcionam como instruções para a melodia do nosso discurso.
A melodia do discurso inclui muita informação a nível de conteúdo, bem como a nível de relação.
A velocidade de discurso da informação adicional da qual o orador não esta consciente.
Se pensarmos que falamos devagar demais, podemos aprender a falar mais rapidamente fazendo exercícios.
Frequentemente só as pessoas que praticam, repetindo um texto varias vezes, sem duvida que falam depressa demais e, como resultado, são pouco claros (telefonistas ou profissionais de secretariado em empresas quando pronunciam o nome e endereço da empresa, vendedores quando apresentam um produto).
A regra geral é: quanto menos familiar for a nossa informação dada aos outros, mais lentamente devemos transferir essa informação para sermos bem compreendidos.
A velocidade do discurso pode ser igualmente influenciada por intervalos.
Uma voz clara e uma boa dicção facilitam a comunicação de qualquer mensagem.
Independentemente do conteúdo, o discurso pode ser pronunciado em tom de voz alto, numa voz baixa, lento, rápido, suave, duro, claro, inexpressivo, usando a ênfase ou sendo monótono.
Se virmos uma imagem sem um som, compreendemos muito menos do que tendo ambos simultaneamente.
O quadro seguinte apresenta vários exemplos comparativos de imagens e discurso sonoros, com a impressão prevalecente do discurso:
Impressões deixadas por certas atitudes.
Quando o telefone toca, se estiver a discutir, conte até três, respire fundo, sorria e só depois atenda o telefone.
Apesar da outra pessoa não o poder ver, facilmente captará a sua má disposição, e isso nem é bom para a sua imagem, nem para a imagem da sua organização.
Mesmo do outro lado da linha, a outra pessoa pode notar a diferença entre falar com alguém que esta em pé ou sentada.
“Além disso, quando quiser falar mais seriamente, instintivamente levanta-se e isso é compreendido pela outra pessoa que muda, quase sempre, para um tom de voz mais calmo”.
“Uma pessoa não só se identifica com o que diz, mas como o diz, com a sua voz e as palavras usadas”.
O tom de voz deve coincidir com o tom natural. Deve reforçar o que tenta transmitir ao seu interlocutor. Deve manter o mesmo tom de voz que essa pessoa tem e este tom só pode variar quando der ênfase a um aspecto especifico da conversa.
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