Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal VI

Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal


Espaço Pessoal


Todos os seres vivos, sejam pessoas ou animais, tem um certo espaço a sua volta que lhes pertence sem nenhuma convenção escrita ou oral – é-lhes simplesmente dado e precisam dele para o seu desenvolvimento e sobrevivência.

É um meio comunicativo muito importante. Pertence a todo o individuo como prolongamento do corpo e define a distancia entre a pessoa e os outros seres da mesma espécie.

O resultado dos diferentes inquéritos que abordam esta questão diferem enormemente, porque se torna impossível generalizar e identificar o resultado, a necessidade e o uso desse mesmo espaço utilizado por cada pessoa em todo o mundo.

As diferenças são em termos de espaço, de largueza, consoante a densidade da população e os padrões de comportamento.

A maioria dos autores da investigação na área do trabalho tem tendência a dividir este espaço nas seguintes zonas, estando a diferença nos nomes e distancia entre os interlocutores:

• ZONA INTIMA – engloba a distancia ate 45 cm. da anca. Apenas podem entrar nesta zona os favoritos dos comunicadores, por exemplo, esposa, marido, filhos, pais, parentes e amigos próximos; aqueles com os quais se tem maior ligação emocional ou cuja proximidade, toque, cheiro, voz e sussurro não o perturbam.

•• ZONA PESSOAL – engloba a distancia de 45 cm a 120 cm. Podem entrar nesta zona apenas pessoas que já conhecemos ou estamos a conhecer, a quem apertamos a mão ou com quem convivemos. Estes são os conhecidos, amigos, colegas de trabalho, parceiros de negocio.

Devemos respeitar esta zona no nosso local de trabalho, quando estamos sentados á mesa, seja em casa seja em locais públicos.

 ZONA SOCIAL – engloba a distancia de 120 cm a 360 cm do corpo. E a zona em que nos movimentamos em reuniões, conferencias, parcerias de negócios, quando encontramos pessoas oficialmente, num grupo de pessoas desconhecidas.

O equipamento de escritório e feito com base nestes standards, por exemplo, bares, mesas de reuniões ...

 ZONA PUBLICA – engloba a distancia superior a 360 cm. Esta é a zona dos oradores em publico num palco, a frente de um publico, pois permite uma maior exposição, indica uma posição destacada entre os outros e uma importância excecional.

Não levar em consideração estas distancias em diferentes ocasiões – o assunto mais desagradável e critico é passar do limite pessoal para a zona intima – pode despoletar um mecanismo de defesa dentro de nós, que resulta no aumento da batida cardíaca, respiração mais rápida, suor, falta de concentração.

Não se deve invadir inconscientemente a zona próxima de outra pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário