Barreiras à Comunicação
Quando queremos
comunicar, ou seja, emitir mensagens para que estas sejam compreendidas, nem
sempre o conseguimos de uma forma eficaz.
Entende-se por barreiras
à comunicação os obstáculos que dificultam a emissão e/ ou recepção de
mensagens.
Barreiras Internas
1. Não partilha
linguagem ou códigos;
2. Utilização de
palavras ambíguas;
3. Diferentes valores e
crenças, entre emissor e recetor;
4. Características
pessoais (inibições, medos, etc..);
5. Referir ideias ou
sentimentos não adaptados à situação comunicacional;
6. Diferenças
contrastantes nos estatutos e papéis sociais desempenhados;
7. Não distinguir
opiniões e factos;
8. Estados particulares
de doença ou cansaço.
Barreiras Externas
Externo ao indivíduo
1. A distância entre
emissor e recetor, provocada pela
existência de aspectos físicos separadores como balcões, vidros;
2. Aspectos de natureza
mais física do espaço que prejudicam o bem estar dos interlocutores, como
temperatura, a iluminação.
1 - Ao Nível do Emissor e do Recetor
Construção da ideia a nível conceptual.
Colocam-se questões de âmbito psicológico e mental.
Faz-se apelo à capacidade de abstração e raciocínio.
Codificação
Colocam-se questões do
domínio do código (caso da língua) e de capacidade verbal.
Expressão
No caso da comunicação
verbal oral, colocam-se questões de foro fisiológico como dificuldades de
pronúncia, ou do foro psíquico, como gaguez e outras.
Audição
Relativamente ao recetor – questões que podem ser
de foro fisiológico, como a surdez, ou também de outra ordem como seja um
excessivo cansaço, que possa dificultar a concentração.
Descodificação
Aqui coloca-se como ao
emissor, mas em sentido contrário, a questão do conhecimento do código
utilizado.
Interpretação
O recetor vai confrontar a
mensagem com o seu quadro referencial, ou seja, os seus conhecimentos,
opiniões, valores, etc...
2 - Ao Nível do Contexto
Existem contextos mais
adequados ou menos adequados a cada tipo de comunicação.
3 - Ao Nível do Meio
Também aqui, o meio
utilizado para suportar ou veicular a mensagem nem sempre é o mais adequado.
Deste modo, é necessário que exista uma certa coerência, entre o tipo de
mensagem e os objectivos a alcançar.
4 - Ao Nível do Código
Este elemento tem de ser
partilhado pelos interlocutores para que o emissor possa codificar e o recetor descodificar a mensagem.
5 - Ao Nível da Mensagem
A mensagem deverá ser
oportuna, pertinente, motivadora, para suscitar a atenção do recetor. Podem existir
situações de recusa à mensagem, que dificulta ou impossibilita a comunicação.
Deste modo se
pretendemos uma comunicação eficaz, temos de estar atentos, a todos os
elementos do processo de comunicação, a começar por nós próprios.
Comunicar torna-se,
assim, uma arte de bem gerir mensagens, enviadas e recebidas, nos processos inter racionais. Mas não só. O tempo, o
espaço, o meio físico envolvente, o clima relacional, o corpo, os fatores históricos da vida
pessoal e social de cada indivíduo em presença, as expectativas e os sistemas
de conhecimento que moldam a estrutura cognitiva de cada ator social condicionam e
determinam o jogo
relacional dos seres humanos.
Como minimizar as barreiras
- Usar linguagem apropriada e direta.
- Fornecer informações claras e completas.
- Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do recetor (visão, audição etc.).
- Dar relevância ao feedback.
- Comunicação face a face.
- Escuta ativa. Participemos ativamente da comunicação.
- Empatia. Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la.
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