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terça-feira, 15 de março de 2016

Barreiras à Comunicação

Barreiras à Comunicação


Quando queremos comunicar, ou seja, emitir mensagens para que estas sejam compreendidas, nem sempre o conseguimos de uma forma eficaz.

Entende-se por barreiras à comunicação os obstáculos que dificultam a emissão e/ ou recepção de mensagens.

Barreiras Internas
1. Não partilha linguagem ou códigos;
2. Utilização de palavras ambíguas;
3. Diferentes valores e crenças, entre emissor e recetor;
4. Características pessoais (inibições, medos, etc..);
5. Referir ideias ou sentimentos não adaptados à situação comunicacional;
6. Diferenças contrastantes nos estatutos e papéis sociais desempenhados;
7. Não distinguir opiniões e factos;
8. Estados particulares de doença ou cansaço.

Barreiras Externas

Externo ao indivíduo
1. A distância entre emissor e recetor, provocada pela existência de aspectos físicos separadores como balcões, vidros;
2. Aspectos de natureza mais física do espaço que prejudicam o bem estar dos interlocutores, como temperatura, a iluminação.


1 - Ao Nível do Emissor e do Recetor
Construção da ideia a nível conceptual.
Colocam-se questões de âmbito psicológico e mental.
Faz-se apelo à capacidade de abstração e raciocínio.
Codificação
Colocam-se questões do domínio do código (caso da língua) e de capacidade verbal.
Expressão
No caso da comunicação verbal oral, colocam-se questões de foro fisiológico como dificuldades de pronúncia, ou do foro psíquico, como gaguez e outras.

Audição
Relativamente ao recetor – questões que podem ser de foro fisiológico, como a surdez, ou também de outra ordem como seja um excessivo cansaço, que possa dificultar a concentração.
Descodificação
Aqui coloca-se como ao emissor, mas em sentido contrário, a questão do conhecimento do código utilizado.
Interpretação
O recetor vai confrontar a mensagem com o seu quadro referencial, ou seja, os seus conhecimentos, opiniões, valores, etc...

2 - Ao Nível do Contexto
Existem contextos mais adequados ou menos adequados a cada tipo de comunicação.
3 - Ao Nível do Meio
Também aqui, o meio utilizado para suportar ou veicular a mensagem nem sempre é o mais adequado. Deste modo, é necessário que exista uma certa coerência, entre o tipo de mensagem e os objectivos a alcançar.

4 - Ao Nível do Código
Este elemento tem de ser partilhado pelos interlocutores para que o emissor possa codificar e o recetor descodificar a mensagem.
5 - Ao Nível da Mensagem
A mensagem deverá ser oportuna, pertinente, motivadora, para suscitar a atenção do recetor. Podem existir situações de recusa à mensagem, que dificulta ou impossibilita a comunicação.


Deste modo se pretendemos uma comunicação eficaz, temos de estar atentos, a todos os elementos do processo de comunicação, a começar por nós próprios.

Comunicar torna-se, assim, uma arte de bem gerir mensagens, enviadas e recebidas, nos processos inter racionais. Mas não só. O tempo, o espaço, o meio físico envolvente, o clima relacional, o corpo, os fatores históricos da vida pessoal e social de cada indivíduo em presença, as expectativas e os sistemas de conhecimento que moldam a estrutura cognitiva de cada ator social condicionam e determinam o jogo relacional dos seres humanos.

Como minimizar as barreiras 

  • Usar linguagem apropriada e direta.
  • Fornecer informações claras e completas.
  • Usar canais múltiplos para estimular os vários sentidos do recetor (visão, audição etc.).
  • Dar relevância ao feedback.
  • Comunicação face a face.
  • Escuta ativa. Participemos ativamente da comunicação.
  • Empatia.  Colocar-se na posição ou situação da outra pessoa, num esforço de entendê-la.






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