Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal
Cultura
do Vestuário
Antes de começarmos
sequer a falar, são a nossa roupa e aparência que falam por nos. A aparência
física esta, portanto, a tornar-se cada vez mais importante no mundo dos
negócios.
É necessário investir em
nos, pois podemos beneficiar consideravelmente do facto de parecermos asseados
e vestidos apropriadamente.
Já que as pessoas de
negócios estabelecem muitos contactos com outras pessoas, tem que compreender
que representam a sua instituição, o seu trabalho, bem como dão uma imagem de
si próprias. A boa aparência promete, certamente, confiança.
Como a reputação e a
confiança são qualidades muito conceituadas no mundo dos negócios, a moda
também favorece esse tipo de vestuário. Uma variedade de cores, padrões e
estilos de vestuário tem o seu discurso, sugerem um contexto ao qual
respondemos emocionalmente. O mundo dos negócios prefere, portanto, cores e
padrões neutros.
A cultura do vestuário
revela uma natureza muito dinâmica e permanece, assim, dependente de
influencias externas e tendências de moda. O vestuário é, igualmente, uma
expressão de individualidade.
No entanto, o mundo dos
negócios impõe regras que definem exatamente os tipos de vestuário e calçado
apropriados para uma ocasião especifica pelo que devemos segui-los.
Relativamente à
preparação e manutenção da aparência pessoal, devemos ter em conta as ideias
abaixo apresentadas:
- Informação (onde queremos ir, o que desejamos comunicar);
- Concordância (da roupa, da silhueta, cores, estilos, materiais);
- Conforto;
- Integridade (roupas, asseio, acessórios).
De uma maneira geral, o
vestuário deve ser simples e limpo, bem escovado e as cores não devem ser
berrantes.
No trabalho devemos
estar sempre vestidos apropriadamente e parecer asseados. Há uma regra
infalível que diz: as roupas devem estar limpas, ser estéticas e não chamar a
atenção para elas. O vestuário deve acentuar apenas o seu comportamento
profissional.
O significado do
vestuário elegante no mundo dos negócios deve ser aceite como um todo e criar
uma relação baseada nas características pessoais e profissionais.
Algumas empresas adotam
um dia menos formal em alguns dias da semana, normalmente as sextas-feiras,
para sair da rotina do vestuário de trabalho mais formal, especialmente para os
homens.
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