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segunda-feira, 21 de março de 2016

Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal V

Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal

Cultura do Vestuário



Antes de começarmos sequer a falar, são a nossa roupa e aparência que falam por nos. A aparência física esta, portanto, a tornar-se cada vez mais importante no mundo dos negócios.
É necessário investir em nos, pois podemos beneficiar consideravelmente do facto de parecermos asseados e vestidos apropriadamente.
Já que as pessoas de negócios estabelecem muitos contactos com outras pessoas, tem que compreender que representam a sua instituição, o seu trabalho, bem como dão uma imagem de si próprias. A boa aparência promete, certamente, confiança.

Como a reputação e a confiança são qualidades muito conceituadas no mundo dos negócios, a moda também favorece esse tipo de vestuário. Uma variedade de cores, padrões e estilos de vestuário tem o seu discurso, sugerem um contexto ao qual respondemos emocionalmente. O mundo dos negócios prefere, portanto, cores e padrões neutros.
A cultura do vestuário revela uma natureza muito dinâmica e permanece, assim, dependente de influencias externas e tendências de moda. O vestuário é, igualmente, uma expressão de individualidade.
No entanto, o mundo dos negócios impõe regras que definem exatamente os tipos de vestuário e calçado apropriados para uma ocasião especifica pelo que devemos segui-los.

Relativamente à preparação e manutenção da aparência pessoal, devemos ter em conta as ideias abaixo apresentadas:
  • Informação (onde queremos ir, o que desejamos comunicar);
  • Concordância (da roupa, da silhueta, cores, estilos, materiais);
  • Conforto;
  • Integridade (roupas, asseio, acessórios).

De uma maneira geral, o vestuário deve ser simples e limpo, bem escovado e as cores não devem ser berrantes.

No trabalho devemos estar sempre vestidos apropriadamente e parecer asseados. Há uma regra infalível que diz: as roupas devem estar limpas, ser estéticas e não chamar a atenção para elas. O vestuário deve acentuar apenas o seu comportamento profissional.
O significado do vestuário elegante no mundo dos negócios deve ser aceite como um todo e criar uma relação baseada nas características pessoais e profissionais.
Algumas empresas adotam um dia menos formal em alguns dias da semana, normalmente as sextas-feiras, para sair da rotina do vestuário de trabalho mais formal, especialmente para os homens.

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