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terça-feira, 1 de março de 2016

Criatividade e Inovação - Parte I

Definir o cenário

Todas as organizações que operam hoje em dia num contexto sócio-económico e institucionalcaracterizam-se por uma procura constante da eficácia e eficiência quer em termos qualitativos quer em termos de recursos.

Assim a criatividade e a inovação têm-se tornado, nas últimas décadas, a os pontos essenciais  para essa procura.

A concorrência globalizada e a rápida evolução tecnológica, a velocidade das mudanças que ocorrem dentro de muitos mercados e ambientes organizacionais, nos últimos anos, aceleraram drasticamente. 

Criatividade e Inovação são frequentemente citados como os meios pelos quais as organizações devem responder a esta mudança e explorar as muitas oportunidades, que acompanham ou resultam desta mudança.

"Inovar ou ficar para trás: o imperativo competitivo para praticamente todas as empresas hoje é assim tão simples"! (Leonard e Straus (1997), Harvard Business Review). E esta visão é amplamente compartilhada por Peters (1990) e Beck (1992).

"O que acontece quando os teus concorrentes são tão competentes como tu e o teu custo-eficácia não é mais uma vantagem única?" Foi a pergunta crucial levantada pelo guru da criatividade, Edward De Bono (1995). 

Criatividade é essencial para qualquer negócio. Vamos supor que a criatividade é a capacidade de gerar valorização. Não há nenhuma maneira óbvia através da qual uma empresa possa gerar e manter uma vantagem competitiva sem algum tipo de processo/procedimento. 

Profissionais da área assim como investigadores têm tentado compreender os fatores que ajudam ou dificultam a criatividade.

Um dos elementos essenciais para o sucesso organizacional é a sua adaptação, que se manifesta como as pessoas são capazes de introduzir e aceitar as mudanças através do desenvolvimento de iniciativas baseadas na criatividade e inovação. 

Para incentivar a criatividade, todas as organizações precisam para criar um "clima" que apoia e permite o pensamento criativo dos seus funcionários. 

As organizações devem continuamente procuram remover obstáculos e barreiras que possam impactar negativamente na criatividade e, ao mesmo tempo, melhorar os fatores que promovem a criatividade.


In "FIERE ▪ Desenvolvimento do Empreendedorismo Inovador nas Regiões da Europa"

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