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quarta-feira, 16 de março de 2016

Comunicação Não Verbal - Linguagem Corporal I

Linguagem Corporal



Expressão Facial



A mímica é a expressão da cara através da qual as nossas emoções e pontos de vista são expressos.

Algumas expressões podem ser controladas, outras não.

Não conseguimos interpretar as expressões da cara de algumas pessoas, enquanto outras mostram sentimentos, a alma, e o corpo na sua cara.

Existem três áreas na cara de uma pessoa:
  1. A área da testa e das sobrancelhas: a testa com rugas pode significar concentração, as sobrancelhas levantadas podem significar espanto;
  2. A parte media da cara: inclui os olhos, o nariz e as bochechas; os olhos tem o significado-chave (o contacto visual, a duração do olhar, a abertura e o fecho das pupilas, o fechar os olhos, o movimento do olho);
  3. A área a volta da boca: a área a volta da boca: a boca aberta pode significar surpresa, a boca fechada, fúria. Pessoas com uma boca dura são mentalmente amargas, muito reservadas, e seguem rigidamente os seus princípios. Os cantos da boca virados para cima expressam um sorriso, alegria de viver, bondade, etc. Quando queremos dar ênfase a algo, colocamos o queixo para a frente.

A parte media da cara e o factor mais importante para analisar a nossa mímica facial.
Constitui o centro da cara e contem a maior parte da informação que transmitimos. Com a posição da boca, lábios e olhos, a cara expressa o nosso estado emocional e a nossa experiência. Com o decorrer do tempo, todas as nossas experiências na vida ficam retratadas nela.

Temos uma predisposição genética quanto ao tipo de cara que temos, no entanto, mais tarde a expressão da nossa cara vai adquirindo a imagem do nosso interior, a nossa relação connosco próprios, com os outros e com o ambiente.

A nossa cara fala acerca de quem nos somos realmente. Os nossos olhos, sobrancelhas e boca falam mais alto.

A cara revela o nosso humor positivo e negativo, o entusiasmo, fogo, falta de energia, saúde, alegria, tristeza, otimismo e pessimismo.


E difícil aprender a mímica facial, pois ela vem da alma, sem nos darmos conta e, geralmente, é exibida sem controlo.


Quando encontramos e cumprimentamos alguém, são os nossos olhos e o sorriso que falam.

Embora os nossos olhos estejam a sorrir, a nossa boca não consegue evitar sorrir também se o encontro for agradável. O sorriso é um símbolo forte de benevolência, abertura e desejo de receber e juntar pessoas. É a expressão do nosso humor e da relação com os outros. Usualmente é consonante com as nossas palavras.

Apesar de desejarmos aprender a apresentar sorrisos diferentes para as diversas ocasiões, estes não serão bem sucedidos a menos que sejamos sinceros e deixemos transparecer os sentimentos que estamos a ter.

O sorriso é a imagem do espelho das nossas emoções.


Todas as pessoas que contactam diretamente com os públicos de uma organização, devem ter cuidado com a expressão facial e, sobretudo, com o sorriso.


Srebotnik (1991), Molcho (1996) e Pease (1997) listaram durante as suas investigações diferentes posições e movimentos de olhos e explicaram o seu significado.

Devemo-nos autoanalisar no que toca ao comportamento dos olhos, por exemplo, olhar para um espelho e descobrir qual é realmente a nossa intenção ou o sentimento que queríamos expressar com os nossos olhos.



Os mesmos autores também investigaram a terceira área da face.

Fizeram uma lista interessante de símbolos e dos seus significados para a área facial das bochechas, nariz e boca.

Ao estudar esta área, pode-se ler as caras das pessoas mais facilmente.


A arte de saber ler a expressão de uma cara ajuda a criar a primeira impressão de um novo conhecimento, julgar o seu caracter e, de facto, aperceber-se da sua real personalidade.


Contacto Visual


“Quando os olhos dizem uma coisa, e a língua outra, um homem pratico confia na linguagem dos primeiros.”
(Emerson, 1860)


São os nossos olhos quem dizem mais sobre nós.

É nos olhos que se reconhece hospitalidade, alegria, tristeza, benevolência, ódio, desprezo, amor, desejo, medo, etc.

São os olhos que mostram a nossa autoconfiança, sinceridade ou insinceridade.

É nos olhos que a nossa personalidade se reflete.

Os olhos são o principal órgão de receção e compreensão – mais de 80% de toda a informação e recebida por eles.

Não é possível aprender a falar com os olhos.

Simplesmente deixamo-los “falar” e não escondemos os nossos sentimentos por trás de uma mascara.

Para deixar que as pessoas saibam o que nós desejamos dizer, dirigimos-lhes o nosso olhar quando as encontramos e mantemo-lo enquanto conversamos.


Como e quando olhar

Olhar alguém diretamente nos olhos quando a encontramos ou quando se fala com ela, mostra que se está a prestar atenção.

Não só o contacto visual denota confiança da nossa parte, mas também ajuda-nos a compreender o que a outra pessoa está, na realidade, a dizer verbalmente.

Além de um bom contacto visual desempenhamos um papel importante ao mostrar o nosso interesse pelos outros, não nos devemos esquecer de ser bons ouvintes.

Ouvir é uma das mais importantes capacidades para as relações humanas.

Se desejarmos comunicar com sucesso é importante olhar para as pessoas diretamente nos seus olhos durante o primeiro contacto, no início de uma conversa. Sustentamos o olhar durante alguns segundos e depois, com alguma arte, desviamos o olhar e após algum tempo olhamos para a pessoa de novo.

Aconselha-se a não olhar mais do que três segundos num estádio inicial de relação profissional.

Apercebermos-nos das mudanças da dilatação da pupila pode ajudar-nos a compreender melhor as respostas das pessoas.

Ligar a posição das nossas sobrancelhas e boca, faz com que esta expressão seja mais clara e mais comunicativa.

Os três tipos de olhares:
  1. –– O primeiro é o olhar de negócios que se dirige ao triângulo entre a boca e ambos os olhos. E a área sugerida para se olhar durante uma conversa de negócios.
  2. –– O olhar social alarga o triângulo ao peito é comum quando se convive.
  3. –– O olhar intimo inclui o comunicador como um todo.


Um olhar fixo e longo é típico dos superiores hierárquicos quando falam com os subordinados.

Expressam dominância e agressão e também admiração. Enquanto comunicadores, estas pessoas tendem a ser mais convincentes.

Há normas socialmente aceites, relativamente à boa educação, de olhar fixamente para os olhos das pessoas.

Se for um olhar longo demais pode causar pouco à-vontade e ansiedade.

Não se deve estar estarrecido a olhar fixamente para uma pessoa e inspeciona-la dos pés a cabeça.

Também não e apropriado olhar para o chão e à nossa volta.

Isto significa que estamos a esconder a nossa opinião e a não dizer a verdade.

Devemos começar a olhar para alguém logo que encetamos a conversa com essa pessoa.

No entanto, devemos começar a olha-la, ainda antes, se quisermos captar a sua atenção.

Por um lado, olhar nos olhos é uma maneira de comunicarmos pontos-de-vista; por outro lado, é a maneira do interlocutor ter uma reação por parte do ouvinte.

Um olhar aberto e direto para os olhos de alguém é interpretado como um sinal de abertura e honestidade, autoconfiança e firmeza.

Confiamos mais em alguém que nos olha diretamente nos olhos quando conversamos.

O contacto visual reduz-se se o comunicador estiver a esconder algo, se se tratar de uma competição, uma pessoa malquerida, tensão ou medo.

Em muitas culturas baixar os olhos a autoridade e aceite.

Num bom contacto visual os nossos olhos fixam um e outro olho alternadamente.

Quando a pessoa começa a falar, olha para nos, depois olha para outro lado e, quando para de falar, olha para nós de novo.

O ouvinte esta constantemente a olhar para essa pessoa, indicando que esta a ouvir.

Quando o nosso contacto visual passa para outra direção, isto poderá ser visto como um sinal de distração ou falta de interesse.

Significado das expressões oculares



Para compreender melhor estas interpretações, observe os seguintes desenhos.

Através da observação podemos constatar a mensagem ou o sentimento geral que os olhos transmitem.




Olhar durante quanto tempo?

Sugere-se cerca de 80 a 90% do tempo. Menos do que isso, pode ser interpretado como desconforto, tentativa de evasão, falta de confiança ou aborrecimento.

Quando se olha fixamente muito tempo, pode-se ser interpretado como sendo direto demais, dominante ou como pretendendo forcar as outras pessoas a sentirem-se desconfortáveis.

Não faz mal olhar para baixo ocasionalmente desde que o seu olhar regresse rapidamente para a outra pessoa.

Evite olhar por cima dos ombros das pessoas como se estivesse a procura de alguém mais interessante com quem conversar.

O contacto visual deve ser mantido durante todo o processo de intercomunicação.

Os profissionais de negócios tem de mostrar firmeza, segurança e calor humano, bem como interesse pelo tópico que estão a abordar.

Os interlocutores não devem perder o contacto visual, apenas quando a outra pessoa fala ou quando um novo objeto ou facto é mostrado.

Temos de ter a certeza que mantemos contacto visual direto quando nos estamos a despedir de alguém.

Ajudará a deixar uma impressão positiva, forte e duradoura.

Uma máxima importante para finalizar:

“Olhe alguém nos olhos quando falar com ela/ele. Deixe que os olhos lhe digam o que as outras pessoas realmente sentem”



Sorriso


No nosso quotidiano o sorriso faz parte de um ritual de saudação e vem logo a seguir ao momento em que nos encontramos, isto é, após o contacto visual.
Temos de sorrir sempre quando damos um aperto de mão.




Podemos sorrir com os olhos, ou com a boca.

Na comunicação direta o sorriso é um símbolo extremamente importante de benevolência e boas intenções, abertura de espírito e desejo de aceitação e de aproximação.

É uma expressão dos nossos sentimentos e da nossa relação com os outros, o símbolo da linguagem corporal, compreendida em todo lado, independentemente das diferenças culturais.

Se um sorriso não é sincero, não será agradável, mas apenas um esgar feio de lábios contorcidos.

O sorriso é uma das expressões faciais mais importantes.

Os sorrisos mostram interesse, entusiasmo, empatia, preocupação; criam um ambiente positivo e agradável.

No entanto, os sorrisos podem ser usados e abusados.

Normalmente os homens sorriem quando estão satisfeitos e as mulheres quando querem agradar.

Sabe-se qual é o mais poderoso!

Para ganhar e aumentar respeito, afirme em primeiro lugar a sua presença numa sala e depois sorria.

A base das boas relações e a nossa preparação para mostrar as emoções e para ajudar as pessoas a expressarem os seus sentimentos.

O sorriso é um dos movimentos da linguagem corporal.

Seria bom sorrir mais frequentemente, porque é grátis e pode fazer uma grande diferença.


Temos de distinguir entre sorriso e riso.

O riso é um sinal de inteligência; no entanto, devemos evitar gargalhadas estrondosas com desdém ou que provoquem o riso.

O riso constante e exagerado pode ser grosseiro.

No escritório o uso do riso deve ser apenas entre colegas.

Com os clientes, mesmo que haja confiança devemos apenas sorrir.

Quando um visitante se aproxima da receção, o rececionista deve sorrir diretamente para essa pessoa.

O mesmo deve acontecer com os profissionais de atendimento que recebem clientes.

Devem sempre ter uma expressão amistosa na face e um sorriso nos lábios, porque o sorriso está ligado a uma irradiação positiva, pois vem de um bom sentimento interior que põe a face mais relaxada.

É o que nós sentimos quando olhamos para Japoneses ou Chineses. Tem sempre um sorriso, parecem sempre satisfeitos, auto confiantes e relaxados.


Também há uma outra questão importante a levar em consideração:

Deve-se sorrir sempre quando se fala ao telefone.

As palavras pronunciadas saem muito melhor e fazem com que o interlocutor se sinta mais à-vontade e mais disposto a ouvi-los.

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