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quarta-feira, 16 de março de 2016

Tipos de perguntas no processo de comunicação

Tipos de perguntas no processo de comunicação


Uma boa pergunta é aquela que:
  • Não influencia a resposta;
  • Não incita a uma resposta inexata, ou seja, desenquadrada da informação que se pretende obter;
  • Deve ser formulada de forma a requerer uma afirmação ou negação ou, então a eleição de uma categoria (sobretudo as perguntas fechadas);
  • Deve ser redigida de forma compreensível em função das características das pessoas a que se dirigem;
  • Devem ser formuladas sem invocar pré-juízos;
  • Não deve ser indiscreta ou embaraçosa, salvo em algumas exceções. Quando assim for devem ser formuladas de maneira a não ferir a suscetibilidade do inquirido;
  • Deve centrar-se na informação desejada.


Alguns cuidados a ter em conta na formulação das perguntas:

Não fazer perguntas que obriguem a cálculos ou a um grande esforço de memória;

  • Redigi-las de forma pessoal e direta;
  • Formular as questões de forma neutra (sem indiciar respostas);
  • Não utilizar palavras abstratas (classe; espécie, tipo…) ou valorativas (muito, pouco, bom) porque causam um duplo sentido;
  • Colocar as questões da forma mais concreta e simples possível (pensar em quem vai responder ao questionário);
  • Pensar no tipo de informação que queremos;
  • Pensar se queremos uma resposta geral ou específica.

As perguntas servem para esclarecer, para direcionar, para conduzir, para ouvir de forma mais profunda…


Perguntas Abertas

As perguntas abertas são aquelas cuja resposta exige mais do que um monossílabo ou uma oração curta. Ex: “Que coisas aconteceram na festa?”. Este tipo de perguntas convida ao interlocutor para que fale durante mais tempo.

Perguntas Fechadas

As perguntas fechadas são aquelas que contestam com um monossílabo ou pelo menos com duas ou três palavras; são perguntas do tipo “Aonde deixaste o carro?”, ou “Estás bom?”. Pode-se apreciar que facilitam menos a conversação.

Retorno

Consiste no retorno da mensagem, verificando-se uma alternância de papéis, entre o emissor e o receptor: feedback.

Reformulação

Consiste em transmitir a mensagem de uma outra forma.





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