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terça-feira, 22 de março de 2016

Avaliação UFCD 0350 - Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva

Avaliação UFCD 0350
Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva


Grupo 1 - Responda Verdadeiro (V) ou Falso (F) às seguintes questões:



Grupo 2 – Responda às seguintes questões sobre comunicação:

2.1 – Indique quais as 5 leis da comunicação e caracterize uma delas.

·         Lei do Recetor
·         Lei da Repetição
·         Lei da Continuidade
·         Lei da Distorção
·         Lei da Simplificação

2.2 – Descreva de que forma ocorre o processo de comunicação.

O Processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao recetor (ou descodificador), através de um código (ou meio). O recetor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.


2.3 – Porque é que a comunicação é tão importante.

A comunicação é a base de toda a relação, quando feita de forma clara e coerente é capaz de transformar pessoas ou situações, porém quando negligenciada por menores que sejam as falhas acarretarão enormes problemas.


Grupo 3 – Responda às questões colocadas em seguida sobre os perfis e comportamentos comunicacionais:

3.1 – Indique os 4 perfis comunicacionais.

·      Passivo
·      Agressivo     
·      Manipulador 
·      Assertivo


3.2 – Indique 3 características de cada um dos perfis comunicacionais.

Passivo

É aquele que falha na expressão das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões.
A pessoa que tem este comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão para, também ele, o fazer.

Agressivo

Pessoa que expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões, mas de uma forma hostil, exigente e ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor.
A pessoa que tem este comportamento defende os seus direitos, mas fá-lo às custa da violação dos do outro.

Manipulador

Pessoa que expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões de uma forma implícita ou indireta.
A pessoa que tem este comportamento procura a satisfação das suas necessidades violando os direitos dos outros, mas fá-lo de forma indireta.

Assertivo

É aquele que defende os seus direitos pessoais e exprime pensamentos, sentimentos e convicções de forma apropriada, direta e honesta, de modo a não violar os direitos dos outros.


3.3 – De que forma é que as emoções condicionam a comunicação.

Bons comunicadores são aqueles que além de dominarem muito bem o conteúdo, as técnicas e as pessoas, fazem uso da inteligência emocional, do auto conhecimento e em especial do auto controle para se destacarem nas suas apresentações.


3.4 – O que entende por empatia.

A Empatia tem sido normalmente definida como a capacidade psicológica que permite, de uma forma aprofundada e íntima, a compreensão de ideias, sentimentos e motivações de outras pessoas.

Muitas vezes, é caracterizada como a capacidade de “se colocar no lugar do outro”.


3.5 – Indique os 5 tipos de barreiras da comunicação que conhece.

·         ­Ao Nível do Emissor e do Recetor
·         Ao Nível do Contexto
·         Ao Nível do Meio
·         Ao Nível do Código
·         Ao Nível da Mensagem


3.6 – Indique as barreiras ao nível do Emissor e Recetor.

·         ­Codificação
·         Expressão
·         Audição
·         Descodificação
·         Interpretação

3.7 – Indique 4 características de uma boa pergunta.

·         Não influencia a resposta;
·         Não incita a uma resposta inexata, ou seja, desenquadrada da informação que se pretende obter;
·         Deve ser formulada de forma a requerer uma afirmação ou negação ou, então a eleição de uma categoria (sobretudo as perguntas fechadas);
·         Deve ser redigida de forma compreensível em função das características das pessoas a que se dirigem;
·         Devem ser formuladas sem invocar pré-juízos;
·         Não deve ser indiscreta ou embaraçosa, salvo em algumas exceções. Quando assim for devem ser formuladas de maneira a não ferir a suscetibilidade do inquirido;
·         Deve centrar-se na informação desejada.

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