Avaliação UFCD 0350
Comunicação Interpessoal - Comunicação Assertiva
Grupo 1 - Responda Verdadeiro (V) ou
Falso (F) às seguintes questões:
Grupo 2 – Responda às seguintes questões sobre
comunicação:
2.1 – Indique quais as 5
leis da comunicação e caracterize uma delas.
·
Lei do Recetor
·
Lei da Repetição
·
Lei da Continuidade
·
Lei da Distorção
·
Lei da Simplificação
2.2 – Descreva de que
forma ocorre o processo de comunicação.
O Processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou
codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao recetor (ou
descodificador), através de um código (ou meio). O recetor interpretará
a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído,
bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou
resposta, completando o processo de comunicação.
2.3 – Porque é que a
comunicação é tão importante.
A comunicação é a base de toda a relação, quando feita de forma clara e
coerente é capaz de transformar pessoas ou situações, porém quando
negligenciada por menores que sejam as falhas acarretarão enormes problemas.
Grupo 3 – Responda às questões colocadas em
seguida sobre os perfis e comportamentos comunicacionais:
3.1 – Indique os 4 perfis
comunicacionais.
·
Passivo
·
Agressivo
·
Manipulador
·
Assertivo
3.2 – Indique 3
características de cada um dos perfis comunicacionais.
Passivo
É aquele que falha na
expressão das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões.
A pessoa que tem este
comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao
outro a permissão para, também ele, o fazer.
Agressivo
Pessoa que expressa as suas necessidades ou preferências, emoções e
opiniões, mas de uma forma hostil, exigente e ameaçadora ou punitiva para com o
interlocutor.
A pessoa que tem este comportamento defende os seus direitos, mas fá-lo às
custa da violação dos do outro.
Manipulador
Pessoa que expressa as
suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões de uma forma implícita ou
indireta.
A pessoa que tem este
comportamento procura a satisfação das suas necessidades violando os direitos
dos outros, mas fá-lo de forma indireta.
Assertivo
É aquele que defende os
seus direitos pessoais e exprime pensamentos, sentimentos e convicções de forma
apropriada, direta e honesta, de modo a não violar os direitos dos outros.
3.3 – De que forma é que
as emoções condicionam a comunicação.
Bons comunicadores são aqueles que além de dominarem muito bem o conteúdo,
as técnicas e as pessoas, fazem uso da inteligência emocional, do auto
conhecimento e em especial do auto controle para se destacarem nas suas
apresentações.
3.4 – O que entende por
empatia.
A Empatia tem sido normalmente definida como a capacidade
psicológica que permite, de uma forma aprofundada e íntima, a compreensão de
ideias, sentimentos e motivações de outras pessoas.
Muitas vezes, é caracterizada como a capacidade de “se colocar no lugar do
outro”.
3.5 – Indique os 5 tipos
de barreiras da comunicação que conhece.
·
Ao Nível do Emissor e do Recetor
·
Ao Nível do Contexto
·
Ao Nível do Meio
·
Ao Nível do Código
·
Ao Nível da Mensagem
3.6 – Indique as
barreiras ao nível do Emissor e Recetor.
·
Codificação
·
Expressão
·
Audição
·
Descodificação
·
Interpretação
3.7 – Indique 4
características de uma boa pergunta.
·
Não
influencia a resposta;
·
Não incita a
uma resposta inexata, ou seja, desenquadrada da informação que se pretende
obter;
·
Deve ser
formulada de forma a requerer uma afirmação ou negação ou, então a eleição de
uma categoria (sobretudo as perguntas fechadas);
·
Deve ser
redigida de forma compreensível em função das características das pessoas a que
se dirigem;
·
Devem ser
formuladas sem invocar pré-juízos;
·
Não deve ser
indiscreta ou embaraçosa, salvo em algumas exceções. Quando assim for devem ser
formuladas de maneira a não ferir a suscetibilidade do inquirido;
·
Deve
centrar-se na informação desejada.
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