Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Criatividade e Inovação - Parte II

O que é Criatividade?


Criatividade é a "arte" de desenvolver ideias novas e imaginativas na realidade! 

A criatividade é expressa pela capacidade de perceber e interpretar o mundo de novas maneiras, para encontrar padrões ocultos, para fazer conexões entre os fenómenos e situações aparentemente sem relação entre si e gerar soluções.

Criatividade envolve dois processos intimamente ligados: o pensamento seguido pela produção.

Se determinada pessoa tem ideias, mas não age de forma a concretizá-las, essa mesma pessoa pode ser definida como imaginativa, mas não necessariamente como "criativa"!

Criatividade é o processo de trazer algo novo para a existência. Criatividade requer paixão e compromisso. Traz à consciência slgo que estava oculta e aponta para uma nova vida!

Inovação, por outro lado, é definida como a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto, serviço ou processo que cria valor para o negócio, o governo ou a sociedade.

Algumas pessoas podem argumentar erroneamente que criatividade não tem nada a ver com inovação. Criatividade, no entanto, é uma parte indispensável da equação da inovação. 

Não há inovação sem criatividade. O principal indicador de desempenho, tanto na criatividade como na inovação, é Criação de Valor.

Definir criatividade não é fácil, pois há muitas definições, cada uma apontando para aspectos específicos do mesmo conceito. 

Por exemplo, a definição proposta pela Enciclopédia Britânica é que: "(criatividade é) ... a capacidade de produzir algo novo através da capacidade imaginativa, referindo-se a uma nova solução para um problema, um novo método ou dispositivo, ou um novo objecto artístico ou forma".

Sem comentários:

Enviar um comentário