Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Comunicação Não Verbal

Comunicação Não Verbal



Só temos uma oportunidade para causar essa impressão e não a podemos desperdiçar.

Quando encontramos uma pessoa pela primeira vez olhá-mo-la dos pés a cabeça, depois esperamos que fale e ouvimos o seu tom de voz.

Quando ele ou ela falam, há muita informação para ser processada na nossa mente.

A nossa consciência passa a informação processada e o nosso subconsciente compara-a com experiências do passado e descobre se a pessoa e do nosso agrado ou não.

  • 55 % - comunicação não-verbal (olhos , penteado, roupas, pernas, mãos, acessórios);
  • 35 % - tom de voz (agradável, suave, estridente …);
  • 7 % - comunicação verbal (ouvimos as frases pronunciadas).



A comunicação não-verbal significa comunicar por meios não-verbais, tais como a mímica, os gestos, os movimentos corporais no espaço onde se estiver, as diferentes posturas, o toque, o cheiro e o tom da nossa voz. E a primeira forma de comunicar é tão antiga como a humanidade.

Quando recebemos mensagens não-verbais usamos vários modos de perceção: ver, ouvir, tocar, cheirar. O resultado e comunicar de modo mais eficaz.

A comunicação não-verbal ou complementa a comunicação verbal ou entra em desacordo com ela, pois e mais fácil controlar as palavras (comunicação verbal) do que as expressões não-verbais.

A comunicação não-verbal pode ser parcialmente aprendida, mas há certas expressões que não estão dentro do nosso controlo consciente.


A importância da comunicação não-verbal é definida por estas características:
  • Usamos vários canais simultaneamente. A postura, a expressão facial, os gestos - todos podem querer dizer a mesma coisa para o recetor. A comunicação verbal esta limitada pelo uso das palavras.
  • A comunicação não-verbal não pode ser completamente controlada pelo comunicador, enquanto as palavras podem ser escolhidas e usadas intencionalmente. Parte da comunicação não-verbal pode ser aprendida mas uma grande parte permanece fora de controlo.
  • A relação da comunicação não-verbal e da comunicação verbal e interessante. O recetor recebe a mensagem com vários sentidos e apercebe-se da concordância e da discordância entre os diferentes canais de comunicação. A concordância soma-se a persuasão da mensagem.



Enquanto a comunicação verbal tem apenas um canal, a comunicação não-verbal usa vários canais, regra geral (posição do corpo, expressão facial, olhar, gestos, modulação de voz) e, por isso é mais eficaz. A comunicação não-verbal é frequentemente completada pela verbal ou é combinada com ela.


Sem comentários:

Enviar um comentário