Comunicação Não Verbal
Só temos uma
oportunidade para causar essa impressão e não a podemos desperdiçar.
Quando encontramos uma
pessoa pela primeira vez olhá-mo-la dos pés a cabeça, depois esperamos que fale
e ouvimos o seu tom de voz.
Quando ele ou ela falam,
há muita informação para ser processada na nossa mente.
A nossa consciência
passa a informação processada e o nosso subconsciente compara-a com experiências do passado e descobre se a pessoa e do nosso agrado ou não.
- 55 % - comunicação não-verbal (olhos , penteado, roupas, pernas, mãos, acessórios);
- 35 % - tom de voz (agradável, suave, estridente …);
- 7 % - comunicação verbal (ouvimos as frases pronunciadas).
A comunicação não-verbal
significa comunicar por meios não-verbais, tais como a mímica, os gestos, os
movimentos corporais no espaço onde se estiver, as diferentes posturas, o
toque, o cheiro e o tom da nossa voz. E a primeira forma de comunicar é tão antiga
como a humanidade.
Quando recebemos
mensagens não-verbais usamos vários modos de perceção: ver, ouvir, tocar,
cheirar. O resultado e comunicar de modo mais eficaz.
A comunicação não-verbal
ou complementa a comunicação verbal ou entra em desacordo com ela, pois e mais
fácil controlar as palavras (comunicação verbal) do que as expressões
não-verbais.
A comunicação não-verbal
pode ser parcialmente aprendida, mas há certas expressões que não estão dentro
do nosso controlo consciente.
A importância da comunicação não-verbal é
definida por estas características:
- Usamos vários canais simultaneamente. A postura, a expressão facial, os gestos - todos podem querer dizer a mesma coisa para o recetor. A comunicação verbal esta limitada pelo uso das palavras.
- A comunicação não-verbal não pode ser completamente controlada pelo comunicador, enquanto as palavras podem ser escolhidas e usadas intencionalmente. Parte da comunicação não-verbal pode ser aprendida mas uma grande parte permanece fora de controlo.
- A relação da comunicação não-verbal e da comunicação verbal e interessante. O recetor recebe a mensagem com vários sentidos e apercebe-se da concordância e da discordância entre os diferentes canais de comunicação. A concordância soma-se a persuasão da mensagem.
Enquanto a comunicação
verbal tem apenas um canal, a comunicação não-verbal usa vários canais, regra
geral (posição do corpo, expressão facial, olhar, gestos, modulação de voz) e,
por isso é mais eficaz. A comunicação não-verbal é frequentemente completada
pela verbal ou é combinada com ela.
Sem comentários:
Enviar um comentário