Introdução
O processo de globalização forçou uma abertura de fronteiras que conduziu a novos padrões de sociabilização e contactos comerciais numa extensão nunca antes vista. Este processo permitiu a possibilidade de trocas de informação e facilitou os negócios entre diferentes culturas. No entanto, ele também permitiu a emergência de conflitos culturais devido à falta de conhecimento acerca de outros padrões de cultura e necessidades assim como de modos de comportamento.
A competição durante a última década também criou uma procura significativa por uma qualidade mais elevada nas comunicações de negócio bem como um grau mais elevado de integridade e ética por parte dos indivíduos envolvidos nos processos de negócio. A mobilidade é cada vez mais fácil fazendo com que os cidadãos passem as fronteiras à procura de melhores empregos sem dificuldade. Acresce que as organizações tornaram-se mais conscientes da necessidade de causar uma boa primeira impressão já que o seu impacto acontece nos primeiros 15 segundos do contacto social e acompanha-nos ao longo da relação estabelecida.
Particularidades Culturais
Portugal
O processo de globalização forçou uma abertura de fronteiras que conduziu a novos padrões de sociabilização e contactos comerciais numa extensão nunca antes vista. Este processo permitiu a possibilidade de trocas de informação e facilitou os negócios entre diferentes culturas. No entanto, ele também permitiu a emergência de conflitos culturais devido à falta de conhecimento acerca de outros padrões de cultura e necessidades assim como de modos de comportamento.
A competição durante a última década também criou uma procura significativa por uma qualidade mais elevada nas comunicações de negócio bem como um grau mais elevado de integridade e ética por parte dos indivíduos envolvidos nos processos de negócio. A mobilidade é cada vez mais fácil fazendo com que os cidadãos passem as fronteiras à procura de melhores empregos sem dificuldade. Acresce que as organizações tornaram-se mais conscientes da necessidade de causar uma boa primeira impressão já que o seu impacto acontece nos primeiros 15 segundos do contacto social e acompanha-nos ao longo da relação estabelecida.
A globalização não conseguiu uniformizar as diferenças culturais tanto como se esperava.
De facto, as diferenças culturais continuam a sobreviver dissimuladas perante uma semelhança aparente, com um efeito directo no processo de comunicação entre pessoas de culturas diferentes.
Para que a comunicação transcultural tenha sucesso, há que possuir o conhecimento de percepções, sensações, pensamentos e comportamentos dos povos de outros países.
As capacidades transculturais ajudam-nos a compreender as diferenças culturais que existem e a usá-las produtiva e criativamente, e não simplesmente ignorando as diferenças ou ultrapassando-as.
Sociedade e Culturas Portuguesas
Os Portugueses são um povo de mente aberta, são hospitaleiros, muito sociáveis, bem-dispostos.
Estão sempre a queixar-se da vida, da saúde e do tempo. Pensam que os produtos estrangeiros são melhores que os seus. São bastante pessimistas. Gostam de estar sempre na moda.
Regras Gerais de Protocolo, Etiqueta e Costumes em Portugal
Regras de Protocolo e Etiqueta nos Encontros
•• O aperto de mão é um ritual de cumprimento e enquanto primeiro contacto na comunicação tem uma importância muito grande. O aperto de mão deve ser caloroso e firme.
•• Os Portugueses dão dois beijos, um em cada face, sendo este o chamado “beijo social” quando encontram ou são apresentados a alguém. Esta situação verifica-se entre duas mulheres e entre uma mulher e um homem, mas é inaceitável entre dois homens, a menos que sejam pai e filho. Um abraço só é aceitável quando há alguma confiança, alguma intimidade entre duas pessoas. É mais natural entre dois homens do que entre duas mulheres.
•• É considerado falta de educação virar as costas a alguém. Geralmente diz-se “Desculpe!” e a outra pessoa responde que “Os anjos não têm costas!”.
•• Dizer “Obrigado/Por favor” ou “Desculpe/De nada” é considerado educado no local de trabalho bem como em público.
Formas de Tratamento
•• Em Portugal, todas as pessoas que obtiveram um diploma universitário têm direito a «Dr.» (leia-se doutor) ou «Dra.» (para mulheres) antes do nome. Portanto, quando se dirigir a alguém fora da empresa, ou à chefia, se souber que ele tem um diploma universitário refira-se a ele como Dr. seguido do nome de família.
•• Se forem simpáticos e modernos, provavelmente dir-lhe-ão para esquecer o Dr. e para os tratar pelo primeiro nome. Se não souber se essa pessoa tem um diploma, o que é muito comum e pode ser muito difícil mesmo para os Portugueses, terá de adivinhar, segundo a aparência e a posição na empresa da pessoa com quem contacta. Alguns diplomas têm prefixos especiais: “Sr. Arquitecto” («Sr. Arqº. Silva»), para arquitectos, Sr. Engº. para engenheiros, Sr. Dr. para médicos e professores, Sr. Professor para Doutorados.
•• No entanto, pode sempre referir-se a eles como Sr. ou Srª. além do nome de família, o que é considerado aceitável. Nunca chame Dr. a alguém que obviamente não estudou numa universidade, pois isso pode ser considerado despropositado. Deve dirigir-se aos seus interlocutores como “Sr.” ou “Sra.”, seguido do nome de família. É completamente normal e as pessoas usam a forma formal de “você” (o equivalente ao “vous” francês), mesmo entre colegas. É raro alguém pedir aos outros que os trate pelo seu primeiro nome.
•• Entre colegas é normal tratarem-se pelo primeiro nome. O tom é normalmente formal com os superiores e mais familiar com os colegas.
Marcar Encontros
•• Em Portugal um dia de trabalho normal começa às 9 e termina às 18 ou 19 horas e deve referir-se que os Portugueses são mais produtivos durante a tarde. Geralmente os Portugueses são pontuais. Respeitar as datas limite não é uma prioridade. Quanto ao absentismo, as pessoas raramente tiram dias de férias.
•• Os atrasos nas reuniões são muito comuns em Portugal, mas esta realidade está a mudar; portanto, tenha cuidado pois nem toda a gente chegará atrasada. Por outro lado, a pontualidade no trabalho é vista como importante e alguns casos muito importante. No entanto, parte-se do princípio que não se deixa o escritório no fim do dia de trabalho. Os Portugueses têm tendência a fazer horas extraordinárias sem receber compensação monetária todos os dias.
•• Os Portugueses são, geralmente, produtivos e estão dispostos a fazer horas extraordinárias, aos fins-de-semana inclusive, para terminar um trabalho importante. Mas conte com vários intervalos curtos durante o dia de trabalho, para ir tomar café ou uma conversa de cinco minutos com colegas sobre assuntos de “interesse geral”. Intervalos para almoço alargados são comuns, especialmente almoços de negócios.
•• A melhor altura para encontros é das 9h30 às 13horas ou das 14h30 às 18h. A marcação deve ser feita pelo menos uma semana antes. Se for muito urgente, poderá ser combinado com o PA, Profissional de Assessoria, dessa pessoa, para que o encontro se realize nesse mesmo dia se for possível.
•• As marcações podem ser feitas pelo telefone e devem ser confirmadas; os acontecimentos oficiais devem ser marcados com uma ou duas semanas de antecedência e requerem uma resposta dentro de 24 horas. Um atraso de 15 minutos é aceitável.
Indumentária
•• Trabalhar em Portugal ainda é muito formal. Relativamente ao vestuário, os Portugueses seguem de perto as tendências da moda, daí que deva estar sempre bem vestido. Se for um homem terá provavelmente de vestir todos os dias um fato, uma camisa e uma gravata. Usar fato ainda é visto como um sinal de prestígio e geralmente indica que tem um diploma e tem um emprego “importante”. A um certo nível ou posição, o bom gosto, seja ele tão relativo quanto o conceito é, fará a diferença entre executivos de topo e outros funcionários hierarquicamente mais abaixo.
•• Se for uma mulher, deve usar roupas discretas com “aspecto profissional” de acordo com
as tendências da moda e com o orçamento. Vestidos, fatos e várias combinações devem ter estilo, ser elegantes e feitas de bons tecidos, ter cores, bem como padrões apropriados. Como exemplos, podemos citar um casaco, uma camisa, e calças ou saia.
•• Quando se participa em acontecimentos formais e quando se escolhem roupas discretas,
opta-se por usar cores claras no Verão e cores escuras no Inverno; opta-se por perfumes suaves e um pouco de maquilhagem. Devem tentar parecer o melhor possível, com um aspecto respeitável.
•• Despir o casaco é aceitável se estiver a trabalhar perto do computador no seu local de trabalho, mas se for chamado, deve vesti-lo para falar com o seu superior ou se é apresentado a alguém. Se tiver de despir o casaco em público, deve pedir licença.
•• Dobrar as mangas é considerado normal entre trabalhadores industriais ou no meio rural e além disso, temos a expressão em português “arregaçar as mangas”, que significa “deixe-mo-nos de conversa e vamos ao trabalho”.
Protocolo e Etiqueta de Oferta de Presentes
•• É normal dar presentes antes do Natal ou em aniversários e é necessário um certo nível de confiança com os colegas ou amigos para o fazer. Deve dá-los em público, muito bem embrulhados, em papel colorido e com fitas.
•• Em conferências e congressos nacionais e internacionais é normal oferecer presentes aos oradores convidados ou aos convidados especiais e oferecê-los no fim da conferência e em público.
•• Quando participa numa reunião internacional deve levar um presente do seu país de origem ao anfitrião e oferecer-lho quando lá chegar.
•• Quando é convidado por amigos de negócios para almoçar ou jantar, deve levar o vinho ou uma sobremesa ou um ramo de flores, oferecendo-lhos quando o anfitrião abre a porta. As fitas devem ser em cores alegres, mas nunca em roxo, pois é a cor usada em funerais.
Temas de Conversa
•• Normalmente, as pessoas não falam acerca dos salários auferidos, religião ou política, com os parceiros de negócios, porque estes são assuntos controversos e podiam estragar a relação. A discussão destes temas pode provocar uma alteração.
•• Geralmente, conversa-se sobre o tempo nos elevadores porque não se sabe o que se há-de dizer, mas se não se disser nada será considerado mal-educado. As mulheres falam normalmente acerca das compras, das crianças ou das dietas.
•• Às segundas-feiras os homens falam acerca do desporto, especialmente sobre futebol. Durante o resto da semana falam acerca das mulheres e de música. A maioria dos homens gosta de falar sobre política e economia durante os intervalos de trabalho.
Cortesia
As boas maneiras em público:
•• Não falar alto demais;
•• Não falar acerca dos outros nas costas destes;
•• Deixar passar à frente os seniores e as grávidas;
•• Ceder o lugar a uma mulher com um bebé ao colo;
•• Comer com faca e garfo e não comer com as mãos;
•• Deve segurar a porta às pessoas que estão a entrar ao mesmo tempo;
•• Não interromper ninguém;
•• Não utilizar calão;
•• Não bocejar em público.
Negociações
As negociações devem ser levadas a cabo sem a presença de terceiros. Deve-se colocar nas mesas de negociações, água e papel para apontamentos. O café deve ser servido durante as negociações.
Receber e convidar
•• Em Portugal, quem convida, paga.
•• No Porto há uma expressão – “contas do Porto”, que significa que toda a gente deve pagar a sua parte.
•• É normal haver almoços de negócios durante os quais as pessoas falam acerca de contratos, experiências e coscuvilhice. Também se leva o convidado a dar um passeio.
Créditos: Protocolo e Etiqueta Organizacional : projecto InterCom / [autores Anabela Mesquita ... [et al.] ; fotógrafo José Carlos Marques ... et al.]. - Novo mesto : Ekonomska šola, Višja strokovna šola, 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário